Primeiro Festival de Cinema promete movimentar Arapiraca na próxima semana

O primeiro Festival de Cinema de Arapiraca trará para a capital do Agreste a produção de audiovisual local e de todo Brasil. Durante uma semana, os arapiraquenses poderão assistir às obras selecionadas, participar de oficinas e apreciar shows gratuitos. O evento tem início no dia 25 de maio, se estendendo até o domingo, 29.

A programação está dividida entre as mostras competitivas, em que os filmes escolhidos poderão ganhar prêmios e as não competitivas, as Mostras Itinerantes e Infantil. As mostras competitivas serão três: a Mostra Navi de Cinema, a Mostra Nordeste e a Mostra Brasil. A curadoria teve a missão de selecionar entre as 1500 produções enviadas. A Mostra Navi terá dez filmes na sua exibição e treze produções na Mostra Nordeste. Já a Mostra Brasil conta com 20 filmes de 13 estados do país. 

Para um dos realizadores do Festival, Leandro Alves, a seleção dos filmes foi uma tarefa difícil, pois teve um grande número de inscrições e com bastante qualidade. Foi bem difícil, porque foi uma diversidade muito grande, de todas as formas e narrativas. O processo foi feito com cinco curadores, eu, Wéllima Kelly, Beatriz Vilela, Roseane Monteiro e Ulisses Arthur, somos todos de Alagoas e temos experiência em curadoria de outras mostras. Foi quase um mês para a gente assistir e selecionar, a gente tentou entender um pouco a diversidade de todas as formas, de todos os lugares, tentamos dar também ênfase para raça, gênero, interior, já que é um festival de interior”, explicou o produtor audiovisual.

As mostras competitivas serão exibidas nas salas de cinema do Cinesystem, do Arapiraca 

Garden Shopping. Essa parceria permitirá uma qualidade maior na exibição das produções. “A importância da gente ocupar esses lugares é fazer com que as pessoas vejam filmes de outras regiões, de realizadores brasileiros, porque normalmente nas salas de cinema a gente tem mais filmes comerciais, não dizendo que esses filmes são ruins.  Ainda mais pela qualidade de projeção de som, Então qual produtor não quer te ver não quer ver seu filme sendo reproduzido num lugar bacana, com qualidade de som e imagem”, comenta Leandro. Para assistir as produções exibidas na Mostra, basta retirar seu ingresso no Cinesystem, os ingressos começarão a ser distribuídos duas horas antes de cada exibição.

Além disso, as produções audiovisuais percorrerão alguns bairros de Arapiraca com a Mostra Itinerante, apresentando o que tem sido feito na cidade e no Brasil e incentivando o interesse em fazer e consumir cinema. “A intenção maior é despertar nas pessoas a possibilidade de sonhar em fazer cinema e que pode acontecer, pode ser feito. Além da democratização dos espaços. Um festival ganha sua importância quando ele consegue ocupar vários espaços da cidade, com uma programação com oficinas, debates, mostras, apresentações na praça”, disse o superintendente de gestão de Cultura, Januário Leite.

Publicidade