Índigenas alagoanos fazem campanha para representar Brasil em evento na Itália

A Aldeia Kariri Xocó, de Porto Real do Colégio, é uma das 3 representantes dos Povos Originários do Território Brasileiro no Festival Internacional Indígena Lo Spirito del Pianeta, na Itália. O evento reunirá povos indígenas de todo planeta entre os dias 8 e 27 de junho 2022 na cidade de Bergamo – Itália.

Para mostrar ao mundo a cultura e sabedoria dos povos originários brasileiros, a aldeia Kariri Xocó junto a ativistas e ONGs, tem buscado institucional, dialogando com o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, de prefeituras, o apoio para chegar até o evento. Além disso, uma vakinha online foi criada para que a população também contribua com essa participação.

O link da vakinha pode ser encontrado no perfil do instagram do Cacique Wiryçá Kariri Xocó, ou basta clicar neste link: (https://www.kickante.com.br/vaquinha/aldeia-kariri-xoco-no-festival-indigena-na-italia).

Após o término, dia 28 de junho, os representantes da Aldeia irão realizar apresentações artistico cultulrais em outros países, como Áustria, Espanha, finalizando essa tournée com o Workshop Ciência e Cultura Indígena, organizado pelos Agentes Acivos da Felicidade em Sintra e Aljezur, Portugal.

A ONG Candeeiro Aceso de Arapiraca se somou a esta missão de levar a comunidade indígena para Itália. Segundo Rosângela Carvalho, representante da ONG, a responsabilidade para com os povos originários é de todos e o evento representa uma oportunidade de fazer melhorias na comunidade, como a construção do centro cultural. “A comunidade Kariri-Xocó está com um projeto de protagonismo dos povos originários e tentando através dessas ações arrecadar recursos para construir um centro cultural na comunidade deles. Isso é uma coisa muito importante, que além da viagem já sem importante na questão da divulgação e participação, só são 25 unidades do mundo inteiro e três foram contempladas aqui do Brasil eles são uma delas. Então para Alagoas isso é muito importante”, reforça a também arquiteta.

O Festival Internacional Lo Spirito del Pianeta (O Espírito do Planeta), sediado em Bergamo – Itália, é um dos maiores festivais indígenas organizado desde 2013 por um grupo de voluntários experientes e  por voluntários mais jovens que contribuem todos os anos para o sucesso do evento. A Aldeia Kariri Xocó foi uma das 3 aldeias brasileiras selecionadas dentro de um grupo de 25 tribos do mundo inteiro.

Publicidade