PSB trabalha formação de chapa “rosa” com maioria feminina e defesa de pautas de gênero

Além de uma chapa competitiva para deputado estadual, que pode eleger até dois nomes, o PSB do prefeito de Maceió JHC trabalha com uma ideia inovadora para a chapa de deputados federais: do grupo de dez integrantes, a maioria deles ser de mulheres.

A área jurídica do partido estuda a possibilidade da chapa ser preeenchida 100% por membros do sexo feminino. Caso não seja possível, sete das dez vagas serão delas, e a “cota” de gênero será reservada para os homens – uma ação inédita nas eleições em Alagoas.

Uma das representantes e pré-candidatas da chapa “rosa”, a blogueira Nicole Calheiros, disse ao Blog Bastidores que a chapa não será somente um grupo formado para a campanha, mas chamará atenção do eleitorado para várias pautas relativas ao debate de gênero, como saúde da mulher e representatividade.

Nicole disse ainda que pretende mostrar nas eleições experiências que vivenciou em muitos anos morando fora do país, bem como trabalhar formas de trazer políticas de gênero desses países em que viveu para Alagoas.

Embora a grande parte das pré-candidatas façam parte do imprevisível mundo das redes sociais, onde a popularidade pode ou não se materializar em votos, a ideia do PSB é positiva – a depender do modo e do capricho com que as mulheres cuidarão das pautas, já que em nível nacional, os socialistas são muito zelosos com estes temas.

Publicidade