Maceió está entre as 21 capitais do Brasil em nível alto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Divulgado na última quarta-feira (22/6), o novo Boletim InfoGripe Fiocruz aponta para sinal de crescimento de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de queda na de curto prazo (últimas três semanas).

Das 27 capitais brasileiras, uma está em macrorregião de saúde em nível pré-epidêmico (São Luís), outra em nível epidêmico (Palmas), 21 em macros em nível alto (Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória), quatro em nível muito alto (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Rio Branco), e nenhuma em nível extremamente alto.

Estados

Treze das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana 24: Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. As demais apresentam sinal de estabilidade ou queda na tendência de longo prazo.

Dados laboratoriais e por faixa etária mostram que o crescimento nos meses de maio e abril foi decorrente de aumento nos casos de Covid-19. Apenas no Rio Grande do Sul se observou aumento significativo também nos casos positivos para Influenza (gripe), ainda que em valores relativamente baixos e inferiores àqueles associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19).

O cenário sugere possível interrupção na tendência de crescimento e formação de platô. Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta, representando 80,6% dos casos e 94% dos óbitos com resultado positivo para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 24 (período de 12 a 18 de junho de 2022), o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 20 de junho.

Alerta

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, alerta que esse quadro deve ser interpretado com cautela e reavaliado nas próximas semanas para confirmação. “Embora ainda apresentem sinal de crescimento na tendência de longo prazo, os estados das regiões Sudeste e Sul dão sinais de possível interrupção nesse aumento de casos, com formação de platô nas primeiras semanas de junho. Como tivemos o feriado prolongado na última semana, pode ter algum impacto nos registros, por isso a cautela e necessidade de aguardar as próximas atualizações para confirmação do cenário”, explica.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% Influenza A, 0,2% Influenza B, 9,9% vírus sincicial respiratório (VSR), e 80,6% Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,8% Influenza A, 0,3% Influenza B, 2,0% vírus sincicial respiratório (VSR), e 94% Sars-CoV-2 (Covid-19).

Em crianças e adolescentes, observa-se sinal de queda entre os grupos de 0 a 4 e 5 a 11 anos. Dados laboratoriais apontam que, no grupo de 0 a 4 anos, os casos seguem sendo fundamentalmente associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), embora também se observe presença relevante de Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e metapneumovírus.

Publicidade