Cresce número de incêndios em Alagoas

As ocorrências de incêndios em imóveis, residenciais e comerciais, registraram aumento no primeiro semestre deste ano, em Alagoas. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), foram 171 registros, sendo 109 residenciais e 62 comerciais. No mesmo período de 2021, foram 162, sendo 103 em residências e 59 em estabelecimentos comerciais.

Na última semana, dois incêndios foram registrados na capital alagoana. Apesar dos sustos, em nenhuma das ocorrências houve registro de feridos. O primeiro foi no domingo (26), em um mercadinho que estava fechado, no bairro da Ponta Grossa que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode ter sido provocado por um curto-circuito, por causa da quantidade de equipamentos elétricos.

O outro incêndio foi registrado em um apartamento, no bairro do Poço, na segunda-feira (27). Os bombeiros encontraram o apartamento danificado, com piso, parede e teto atingidos pelo incêndio. O fogo estava restrito a um cômodo, o quarto do local, mas a fumaça já havia tomado conta de todo o imóvel. Segundo os bombeiros, o proprietário do imóvel contou que pode ter sido causado por um aparelho celular que estava carregando.

Segundo o 1º sargento BM Jefferson Alexandre, são várias causas que levam à ocorrência de incêndios em imóveis residenciais e comerciais. As principais são eletricidade, inflamáveis, vazamento de gás e panelas esquecidas.

“Os curtos-circuitos são os principais causadores de incêndio, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais. Pode ser em virtude de instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga. Além dos aparelhos que ficam ligados por muito tempo sem ventilação adequada, que acabam superaquecendo, e o uso dos famosos Ts, que são adaptadores que permitem o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, podendo gerar um aquecimento e se tornar extremamente perigoso”, disse.

O militar explicou que é importante que as pessoas procurem um técnico em eletrotécnica ou engenheiro elétrico para garantir que o imóvel tenha acesso adequado à eletricidade. “A gente tem que procurar um profissional, seja para a residência, para uma empresa, instalação industrial ou outro edifício. É esse profissional que vai verificar o dimensionamento do local com relação a parte elétrica”, afirmou.

Ainda de acordo com o 1º sargento BM Jefferson Alexandre, os estabelecimentos comerciais devem possuir o alvará de vistoria do Corpo de Bombeiros, visando a prevenção contra incêndio e pânico.

“É muito importante dar entrada no laudo de vistoria, onde vai ser solicitada uma planta do local, o tipo de comércio, produtos que serão comercializados e aí definir todo um projeto contra incêndio e pânico. Então, vai designar o tipo de extintor, se vai precisar de detector de fumaça, dependendo da dimensão do estabelecimento, colocar hidrantes e reservatório de água. Todo um sistema preventivo para que esse estabelecimento tenha condições de funcionar e também tenha o mínimo para começar o primeiro combate, caso ocorra um sinistro”, disse.

CUIDADOS EM CASA

Segundo o militar, alguns cuidados simples podem evitar a ocorrência de incêndios nas residências. “Geralmente, os incêndios residenciais se iniciam na cozinha. Então, é importante olhar se esqueceu alguma panela no fogo; também ter cuidado com o botijão de gás, quando for instalar sempre verificar a aparência, se não tem ferrugem ou ponto de vazão; verificar se esqueceu o ferro de passar ligado; evitar colocar o celular para carregar, quando for dormir e perto de materiais inflamáveis, e ter cuidado com os carregadores que não têm o selo do Inmetro, que a resistência dele não é comprovada tecnicamente”, explicou.

Publicidade