‘Empreender Escolas’ apresentará desafios da educação nos novos tempos

Para discutir os desafios da educação nos novos tempos e apresentar as mudanças na educação e soluções práticas para esse tipo de negócio, o Sebrae Alagoas realiza neste sábado (2), a partir das 8h, o Seminário Empreender Escolas, em sua sede, em Maceió. O evento híbrido, presencial e com transmissão on-line, além de tradução simultânea para libras, é gratuito e contará com uma programação formada por palestras e oficinas.

Entre os temas que serão abordados no seminário são: sensibilidade estratégica na gestão, questões socioemocionais, mudanças nos padrões mentais, coordenação pedagógica, contratos, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, organização do setor comercial, metodologias ativas e inclusão.

A programação terá início no auditório do SebraeLab com a palestra ‘Por que tanto falamos e tão pouco evoluímos nas questões socioemocionais?’ ministrada por Leandro Klein, pedagogo, pós-graduado em fenômenos juvenis – MBA em gestão de negócios e mestrando em educação.

Em seguida, às 10h30, o palestrante Fábio Atual, que também é empreendedor, comunicador, educador e mentor, conduzirá a palestra ‘Metamorfose Mental’. Fábio já subiu em palcos do Brasil e do Paraguai para apresentar palestras e treinamentos presenciais. Além disso ministra treinamentos e mentorias on-line para alunos no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Itália, China e Paraguai.

Após o almoço, às 14h, na Sala Paulo Freire, será apresentada a palestra ‘Judicialização no mundo pós pandêmico’, por Luiz Tôrres Neto, advogado e diretor da Ferreira Tôrres Advogados, escritório especializado em Direito Educacional. Ele abordará temas como Contrato de matrícula, LGPD, Uso correto da imagem, e Como agir em situações de risco a crianças e adolescente.

Na mesma sala, às 15h30, será a vez da palestra ‘Como organizar o setor comercial para as Matrículas 2023’ com o palestrante João Neto, administrador e especialista em Gestão e Organização Escolar. Ele tem experiência de mais de 20 anos na Área de Gestão Educacional.

Oficinas

Às 14h, na Sala Darcy Ribeiro, será realizada a oficina ‘A Coordenação Pedagógica na escola contemporânea’, com as instrutoras Andréa Alves, especialista em Inspeção Educacional, coach e analista de Perfil Comportamental, gestora da Anctec- Consultoria -Treinamento e Cursos, e Eliana Bravim Teixeira Neves Pedagoga, mestre em Educação, especialista em Direito Educacional e Gestão Escolar. Eliana é Assessora Técnica do CEE/ES e vice-diretora da Associação Brasileira de Direito Educacional – Abrade.

Também às 14h, na Sala Anísio Teixeira, será ministrada a oficina ‘Metodologias Ativas: Práticas educacionais para um mundo Conectado’, com o instrutor José Ricardo Lopes Ferreira, mestre em Educação (PPGE/Ufal), licenciado em Educação Física (Ufal), docente no ensino superior nos cursos de Pedagogia e Educação Física.

Já às 15h30, na mesma sala, será apresentada a Oficina ‘Inclusão: a personalização da aprendizagem nesse novo cenário’, com a instrutora Patrícia Araújo Nunes dos Santos. Ela é mestre em Ciências da Educação e Inovação Pedagógica, Psicopedagoga, Neuro psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Pedagoga, e Neurocoaching Educacional.

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis, destaca a importância do evento para empresários, professores ou coordenadores de escolas, sobretudo diante da constante transformação nos diversos campos, cenário que faz com o que o gestor escolar e sua equipe identifiquem soluções que atendam a demanda do sistema educacional e gerem valor para a sociedade.

“Para que isso ocorra, é crucial que os educadores sejam oportunizados a acessar eventos assim que permitam a criação de um ambiente inovador e que gere inclusão, tornando a educação acessível. Neste contexto, o ‘Empreender Escolas’ surge com a proposta de apresentar as principais tendências educacionais, bem como ferramentas voltadas a gestão escolar, resultando no fomento ao desenvolvimento das instituições de ensino”, afirma Pauline.

O Empreender Escolas é promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Programa Empreender, Federalagoas, Associação Comercial de Maceió, Anctec, Isaac, Edify, Activesoft e Academia Soul.

Publicidade