Projeto da Autarquia de Limpeza Urbana beneficia moradores da Vila Emater

Milhares de crianças e adultos participaram de mais uma edição do Projeto Alurb Itinerante, que visa levar diversas atividades sustentáveis e lúdicas para moradores dos bairros de Maceió. Na Vila Emater, no São Jorge, local escolhido para a continuidade do programa, esportes, serviços de saúde, cuidado animal, atividades sustentáveis, lúdicas, educação ambiental e de trânsito foram ofertados para a população.

O projeto é encabeçado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que também realizou um mutirão pelas ruas do bairro com diversos garis atuando na capinação, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de resíduos. O órgão realizou, ainda, a exposição de brinquedos sustentáveis, doação de mudas e diversas brincadeiras lúdicas com foco na preservação do meio ambiente e limpeza urbana.

A pintura facial foi uma das ações voltadas ao público infantil. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

A pintura facial foi uma das ações voltadas ao público infantil. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

A ação contou também com a parcerias de outras secretarias, como o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) com o tapete lúdico para educação no trânsito e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com fisioterapia, nutricionista, teste de HIV, aferição de pressão e glicose.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, reforça a importância de se aproximar da população.

“Com ações assim, como o Alurb Itinerante, nós trazemos a comunidade para o nosso lado em diversos aspectos. Além disso, entramos naquela realidade e levamos um pouco mais de conforto, alegria e esperança. Esperamos continuar contribuindo na rotina destes locais”, disse.

Juliana, 10 anos, aproveitou bem a programação: "Participei de tudo". Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Juliana, 10 anos, aproveitou bem a programação: “Participei de tudo”. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Uma das crianças que mais curtiu foi Juliana Silva, de 10 anos, que participou das atividades realizadas pelos jovens aprendizes das Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital.

“Já participei de tudo. Já lanchei e aprendi sobre as árvores e os brinquedos reciclados. Estou achando tudo muito bom e os tios são muito legais comigo”, revelou.

O pequeno Eduardo, 8, aprendeu sobre reciclagem de materiais assistindo à apresentação teatral. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

O pequeno Eduardo, 8, aprendeu sobre reciclagem de materiais assistindo à apresentação teatral. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

O pequeno Eduardo Santos, de 8 anos, passeou por todo o ambiente e aproveitou o teatro que fala sobre a reciclagem de materiais.

“Fiquei muito animado com a apresentação e aprendi bastante. Eu também joguei bola com meus amigos”, contou.

DMTT levou tapete lúdico para ensinar sobre trânsito para as crianças. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

DMTT levou tapete lúdico para ensinar sobre trânsito para as crianças. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Além das secretarias supracitadas, outras também contribuíram para a ação. Os Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) apresentaram o arco e flecha para crianças e adultos da região e, além das pessoas, os animais também puderam realizar consultas ou passar por procedimentos no Castramóvel.

“Mais um dia produtivo, de aprendizado, diversão e sustentabilidade. A gente deseja que todas as ações do programa sejam dessa maneira. Assim, iremos contribuir com a vida das pessoas”, completo Moacir Teófilo, projetando as próximas edições do Alurb Itinerante.

Publicidade