Programa Mais Médicos conta com 235 profissionais atuando em Alagoas

O Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal para assegurar assistência nas regiões de difícil acesso, conta com 235 profissionais, sendo 55 intercambistas, que atuam na Atenção Básica em todos os municípios alagoanos. O programa foi criado em 2013, com o objetivo de levar profissionais da área médica para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

A iniciativa também oferece oportunidades de qualificação para os profissionais durante o período de atuação. Após quatro anos de suspensão na gestão passada do Governo Federal, o Mais Médicos foi retomado em 2023, estimulando os médicos a atuarem nos municípios mais distantes das grandes cidades.

“Alagoas conta com 100% de cobertura do Programa Mais Médicos, representando um esforço conjunto das esferas federal, estadual e municipal para assegurar assistência médica nos locais mais distantes dos grandes centros. Com isso, cidades e regiões que têm dificuldade em fixar médicos, podem contar com profissionais dedicados e capacitados para atender a população”, destacou a coordenadora estadual do programa, Jamile Barros.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa representa um avanço na assistência básica de saúde prestada aos brasileiros e alagoanos. “A maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na Atenção Básica, que é a base da rede de assistência. Por isso, é essencial que esta área receba investimentos e atenção especial da gestão pública, a exemplo do que acontece na gestão estadual, responsável pela Média e Alta Complexidade”, destacou o gestor da saúde estadual.

Publicidade