Voce Sabia que é somente em Arapiraca que o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho é comemorado em 02 de fevereiro ?

Um dos fatores que propiciou o rápido crescimento do núcleo urbano de Arapiraca foi a construção, no ano de 1864, da Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho ao lado direito da casa de Manoel André, sobre o túmulo de sua esposa Maria Isabel da Silva Valente, pois nessa época a fé do povo e a religião católica faziam das igrejas um ponto de encontro que proporcionava o ajuntamento de pessoas provenientes de diversas famílias e, consecutivamente, promovia o desenvolvimento e o aumento da ocupação demográfica da região, já que muitos queriam morar próximo à igreja, local onde se uniam para rezar e para interagir socialmente.

Em 1859, Manoel André começou a construção de um igreja no local da sepultura da primeira esposa, […]. A igreja foi construída parte em alvenaria e parte em madeira. Os tijolos foram feitos no mesmo local, assim como as telhas. O massapé era do bom e foi utilizado por todos seus herdeiros até meados de 1940. Essa construção foi concluída em 1864.

A imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho foi encomendada em Penedo, a uma firma da Bahia, mas a entrega da mesma se deu na cidade de Bom Conselho. […] Manoel André, muito devoto de Nossa Senhora, fez questão de trazer a imagem, a pé, nos ombros.

A bênção da capela se deu em 2 de fevereiro de 1865.Com muita dificuldade, Manoel André conseguiu a vinda do Padre Otávio Oliveira, através de São Brás, para celebrar a primeira missa e a bênção da capela. Imagino a felicidade do […] Manoel André pelo objetivo alcançado, conseguindo superar todas as dificuldades da época. E vendo ali reunidos todos da família e dos arredores, como José Pereira e família, Manoel Cupertino e família, João de Deus e família… As crianças correndo, brincando… As mulheres compenetradas na oração… Os escravos afobados com o trabalho a mais… E o clima de alegria imperando no lugar. (Maria Julita, 2011)

Segundo relatos dos mais antigos, a primeira Capela de Nossa Senhora do Bom Conselho tinha a parede da frente construída de alvenaria e as demais de taipa, tendo sido inaugurada numa terça-feira, dia 02 de fevereiro de 1864, data em que Manoel André, após muito esforço, conseguiu trazer de São Brás o Padre Otávio de Oliveira para celebrar uma missa. Por essa razão, desde essa data, o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho é comemorado todos os anos em Arapiraca no dia 02 de fevereiro, mesmo não sendo este o dia oficial dessa santa que pelo calendário religioso é comemorado no restante do país no dia 26 de abril.

Após a celebração da missa, Padre Otávio aconselhou Manoel André a fazer uma doação de terras à Nossa Senhora do Bom Conselho, para que assim fossem loteadas em terrenos residenciais e comerciais e com o valor proveniente das vendas fosse garantida a manutenção e depois a ampliação da referida capela, o que foi de pronto atendido.

Consta em cartório essa doação que vai da Igreja antiga de N S do Bom Conselho até a Rua Aníbal Lima, Arapiraca-Alagoas.

À medida que os filhos iam casando, íam se estabelecendo dentro da mesma região, em todas as direções do terreno, ocupando, inclusive parte dessa área doada. Até então, todos que habitavam a terra de Arapiraca eram parentes, […] (Maria Julita, 2011)

O terreno que Manoel André doou legalmente para o patrimônio da igreja consistiria atualmente no quarteirão situado no lado direito da igreja até a Rua Aníbal Lima, tendo como frente à Praça Manoel André e aos fundos a Praça Marques da Silva. A venda dos respectivos lotes e a utilização dos mesmos para a construção de casas contribuiu muito para o rápido desenvolvimento do sítio, além de garantir um caixa para a igreja.

No mesmo ano em que foi inaugurada a capela de Arapiraca, foi criada também a Paróquia de Limoeiro de Anadia, que teve como primeiro pároco o Padre Pedro Vital da Silva. Isso favoreceu muito a capela de Arapiraca, pois passou a ter a assistência de um vigário mais próximo que era bastante carismático e respeitado por todos da região.

Texto de Abelardo Silva – Pesquisador Historiográfico

Publicidade