Mais de 385 toneladas de lixo são retirados das galerias de águas pluviais

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió retirou 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital somente no mês de janeiro.

Essa quantidade de lixo foi removida do sistema de drenagem de 58 ruas de Maceió, num total de mais de 20 bairros da capital alagoana.

Para a realização da desobstrução, a Seminfra fez inspeção e limpeza em 2 km de galerias, em 44 caixas coletoras, em 48 poços de visitas e em 227 bocas de lobo.

“Esse trabalho é possível porque, além de contarmos com uma equipe que trabalha todos os dias, até aos finais de semana, também temos equipamentos de ponta, como caminhões de hidrojateamento e sucção que nos permitem retirar grandes quantidades de entulhos, fazendo uma varredura nas galerias”, afirma o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.

Ao longo de 2023, a Seminfra promoveu um conjunto de ações de drenagem para melhorar o escoamento das águas pluviais na cidade.

As ações resultaram na retirada de 3.564,34 toneladas de entulhos das tubulações de drenagem, com o auxílio de caminhões de hidrojateamento e robôs de inspeção, um aumento de quase 200% em relação ao ano anterior.

Além disso, foram realizados outros serviços que também atuam diretamente na melhora do funcionamento de toda a rede de drenagem, como a recuperação, reconstrução e implantações de rede de galerias.

Também foram desobstruídas 1.471 bocas de lobo em bairros de toda a capital no ano passado.

Publicidade