Programa nacional de aceleração de startups tem empresa de Pilar

A edição 2023 do Trakto Show, realizado em dezembro passado, marcou a assinatura dos contratos de subvenção econômica para nove startups do Inova Pilar Expert, programa criado pela Prefeitura de Pilar com o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador. E uma das beneficiadas foi a Pilares, empresa destinada à gestão do patrimônio público e que tem como CEO uma mulher cuja liderança já lhe rende bons frutos.

É que a Pilares foi selecionada pela Vibra Energia numa chamada aberta somente para startups lideradas por mulheres. A iniciativa da ex-subsidiária da Petrobras busca incentivar a presença feminina na tecnologia, já que as startups brasileiras fundadas unicamente por mulheres representam apenas 4,7% do total de empresas, segundo dados do Female Founders Report, o maior estudo sobre a participação das mulheres empreendedoras no ecossistema de inovação do Brasil.

Por meio de seu hub de inovação, a companhia presente em todo o país oferta oportunidades de mentoria, contratação e investimento em diversas áreas. Para participar, a startup precisa estar em operação e atuar em áreas como transição energética, mobilidade e logística.

CEO da Pilares, Mirela Pinheiro conta que a startup nasceu por ocasião do Pilar Startup Challenge, desafio realizado em 2022 e que representou o início da interiorização da inovação em Alagoas. Agora, como contrapartida social, a empresa também terá que desenvolver projetos de educação empreendedora junto às escolas da rede municipal de ensino, além de garantir a publicação de um artigo, em revista científica, sobre o produto a ser testado no município. Para tal, a Pilares foi contemplada com R$ 50 mil.

“Tudo começou com a Hamora, startup que eu e meus sócios desenvolvemos para o setor hoteleiro. Já a Pilares nasceu voltada à gestão de ativos e estruturas do setor público, onde buscamos otimizar os processos e, consequentemente, aprimorar a prestação dos serviços. Trata-se, em resumo, de uma plataforma digital, simples e intuitiva, para a manutenção de equipamentos das secretarias de Educação e Saúde, com foco na manutenção preventiva. Afinal, por vezes, o usuário desiste de ser atendido porque o ar-condicionado está sem funcionar, por exemplo”, explica Mirela, destacando a importância do programa da Prefeitura de Pilar.

“Foi realmente desafiador, mas aprendi muito com a capacitação técnica do Hub Senai de Inovação e Tecnologia, por meio do Inova Pilar. Por isso, só tenho a agradecer ao prefeito Renato Filho [de Pilar], que foi um grande incentivador, e a todos da Prefeitura”, atesta a empreendedora, acrescentando que, nas escolas, a Pilares fará uma campanha voltada à importância da conservação do patrimônio público.

Sobre a oportunidade de trocar experiência com mais de 30 empresárias de todo o país, Mirela garante que a confiança só aumenta. “Está sendo muito legal compartilhar conhecimento com tantas mulheres que lideram startups. E poder contribuir com o pouco que aprendi também é muito gratificante. Tem sido um networking incrível, principalmente porque estou na fase de ideação da Pilares, para que nosso produto saia do papel de maneira estruturada e possa, de fato, impactar muitas vidas”, reforça a empresária.

Publicidade