Censo 2022: IBGE divulga setores censitários preliminares de Alagoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (21), os setores censitários preliminares e agregados por distrito e subdistrito do Censo Demográfico 2022 em todo o país. O conjunto dessas informações pode ser utilizado por gestores públicos, pesquisadores, e demais interessados, já que fornece dados territoriais em nível detalhado.

Os setores censitários são a menor unidade de coleta do Censo Demográfico – ou seja, compõem um dado bastante específico – e dizem respeito a uma área contínua, integralmente contida em área urbana ou rural, com dimensão adequada à operação das pesquisas. Eles são a área de trabalho dos recenseadores, que percorrem os setores para realizar as entrevistas do Censo Demográfico.

Cada setor censitário é identificado por um geocódigo único. Em todo o Brasil, foram mapeados mais de 452.338 setores.

Utilização dos dados

Os setores censitários podem ser utilizados no mapeamento das áreas de interesse, como análise de áreas de risco, dinâmicas habitacionais, concentração de domicílios e cálculo da densidade populacional de determinados espaços. Dessa forma, é possível ter uma visão detalhada de determinados territórios.

O desmembramento em setores, que estão contidos em distritos ou subdistritos, dentro dos Municípios, permite a existência de recortes de estudo personalizados, úteis à formulação de políticas públicas.

Em todo o Brasil, foram mapeados 452.338 mil setores censitários. Ainda que em fase preliminar e sujeitos a ajustes para aprimoramento, a divulgação dos setores censitários responde a uma demanda da sociedade. A previsão para divulgação dos setores e malha definitivos está para o segundo semestre deste ano.

Além da malha territorial, os dados trazem informações como o total de pessoas, total de domicílios, média de moradores e total de domicílios particulares ocupados por setores censitários e agregados de distritos e subdistritos.

Como acessar os setores censitários preliminares

Os dados inéditos divulgados pelo IBGE podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) (https://censo2022.ibge.gov.br/apps/pgi/#/home/), site oficial do instituto (https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/26565-malhas-de-setores-censitarios-divisoes-intramunicipais.html) e no panorama do Censo 2022 (https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/).

Publicidade