Programas de educação financeira e cooperativista são aplicados em cinco escolas de Alagoas

Para contribuir com o currículo escolar, a Sicredi Expansão já iniciou a parceria deste ano com cinco escolas de Alagoas, através do início da fase de formação de professores para a aplicação da metodologia que contribui com o ensino da educação cooperativista e da educação financeira para crianças e adolescentes. Será o segundo ano da aplicação da Jornada de Educação Financeira em Arapiraca e o terceiro ano da aplicação do Programa A União Faz a Vida (PUFV), na Escola Municipal Jacy da Costa Ayres, em Pilar.

A Jornada de Educação Financeira teve início através de palestras sobre educação financeira em diversos espaços e no ano passado, passou pela fase de teste para a formação de professores em Arapiraca. Neste ano, o projeto foi ampliado e irá contemplar professores e alunos das escolas municipais Professora Carmen Yolanda Alves Ferreira, Escola de Ensino Fundamental Fundação João XXIII, Escola Professor José Clebson dos Santos e a instituição de ensino privado, Colégio Santa Esmeralda.

“A Educação Financeira é um recurso importante para transformar a nossa relação com o dinheiro. Com a Jornada de Educação Financeira nas escolas, oportunizamos à comunidade escolar, através dos professores, que crianças conquistem uma vida financeira sustentável”, afirma Karina Lira, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão.

Além da ampliação da Jornada de Educação Financeira, a parceria com a Escola Municipal Jacy da Costa Ayres, em Pilar, se mantém pelo terceiro ano, em prol de compartilhar com os estudantes a educação cooperativista, que, assim como o educação financeira, é incentivada para que os conhecimentos sejam disseminados para além do convívio escolar.

Ao final da formação de professores de ambos os projetos, que deve durar por cerca de seis meses, haverá o momento de culminância dos projetos, onde trabalhos de conclusão do ano de ensinamentos serão feitos e expostos para a comunidade escolar.

A Jornada de Educação Financeira e o PUFV se destacam como programas que agregam o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.

Sobre a Sicredi Expansão

A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em três estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Publicidade