Agreste Saneamento assina parceria que auxiliará na recuperação de área da Caatinga em Arapiraca

Desenvolver atividades socioambientais que contribuam com o desenvolvimento dos municípios e comunidades em que está inserida, é um dos pilares de atuação da Agreste Saneamento – empresa da Iguá Saneamento em Alagoas. Na última sexta-feira (26), a companhia deu mais um importante passo nessa direção, ao assinar o termo de parceria para a recuperação de áreas degradadas da Caatinga, junto à Prefeitura de Arapiraca, durante a solenidade de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema.

A Agreste Saneamento realizará a doação do material residual do processo de tratamento da água captada pela empresa, o Lodo de ETA. É possível que o reuso sustentável do material contribua significativamente para a regeneração do bioma na região.

Marcello Almeida, diretor operacional da Agreste Saneamento, explica que o projeto nasceu a partir da necessidade de identificar novas oportunidades para destinação do material das Estações de Tratamento de Água. A empresa que já destina o material para a confecção de tijolos ecológicos, identifica a nova utilização como mais uma forma de mitigar impactos ambientais.

“A sustentabilidade é um fator de extrema importância para a Agreste Saneamento. É um de nossos pilares de atuação e que incentivamos em todos os processos operacionais e de gestão da empresa. Ficamos muito felizes em sermos atores ativos deste processo, em mais uma ação que traz benefícios inúmeros para o meio ambiente e para toda a comunidade.”, destaca Marcello.

APA Jurema


Primeira Área de Proteção Ambiental do município de Arapiraca, a APA Jurema terá uma área total de 229,87 hectares e está localizada entre os bairros João Paulo II e Olho D’água dos Cazuzinhas. Estiveram presentes na solenidade de criação da APA órgãos ambientais como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) através de uma parceria público-privada, para captar, aduzir e tratar água, assegurando melhorias nos sistemas de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do Estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Publicidade