Mais de 700 imóveis em áreas de risco são vistoriados este ano

A Defesa Civil de Maceió, por meio dos agentes operacionais, atende ocorrências e realiza vistorias em residências de toda a capital, sempre buscando salvaguardar a vida dos cidadãos maceioenses. Por meio dessas vistorias de imóveis que estão em área de risco ou não, os agentes conseguem identificar o problema e determinar as medidas cabíveis a serem tomadas.

“Nossos agentes desempenham um papel crucial na segurança da população, identificando o problema e evitando que aconteça acidentes, pois, em casos de risco iminente de desastre, como um desabamento de edificação, por exemplo, é feito a retirada da família que está na residência e é tomado as devidas providências, para salvaguardar a vida dos moradores”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de  Maceió, Abelardo Nobre.

Esses atendimentos de ocorrência fazem parte da rotina de trabalho desempenhado pela Defesa Civil, somente este ano, já foram atendidas 702 ocorrências, sendo sete delas com colapso de edificações, e 247 ocorrências com edificações com problemas de estrutura.

O engenheiro civil da Defesa Civil de  Maceió, Júlio Normande, ressalta o papel da população no trabalho de prevenção. “É importante que a população fique em alerta e não realize cortes ou aterros próximos a área de encostas sem o auxílio de um profissional especializado, pois isso pode fragilizar o solo; se ater ao escoamento de água dos telhados das residências, que se feita de forma incorreta pode contribuir para infiltração e também da fragilização do solo; não jogar lixo nas ruas, evitando a obstrução das galerias que causam alagamentos”, pontuou.

Como solicitar uma vistoria:

Para solicitar a vistoria na residência, a população por acionar a Defesa Civil de  Maceió, ligando para o número 199 e descrever o cenário. Uma equipe de agentes operacionais vai até o local para verificar a situação, identificar possíveis riscos e encaminhar para as medidas cabíveis.

Publicidade