Nos dias 28, 29 e 30 de março, o projeto Autismo em Movimento promoverá, em Maceió, a 7ª edição do Salto Azul, que será dedicado ao desenvolvimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento abordará temas fundamentais como a importância da comunicação correta com crianças e adolescentes autistas, tanto verbais quanto não-verbais, e trará discussões sobre estratégias de inclusão social e educacional.
Segundo a fonoaudióloga Tábatta Martins, que será uma das palestrantes no simpósio, iniciativas como o Salto Azul são essenciais para fomentar a inclusão e a conscientização sobre as necessidades das pessoas com TEA. “O foco é ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes autistas, especialmente no que se refere à comunicação eficaz em diferentes contextos”.
A especialista conduzirá uma sessão dedicada ao tema Linguagem, Comunicação e Fala, oferecendo um panorama das mais recentes evidências científicas sobre o assunto. A palestra abordará tanto aspectos conceituais quanto práticos, proporcionando uma visão abrangente sobre a temática.
“Será um momento de troca de conhecimentos e experiências, além de uma oportunidade de destacar a importância da equipe multidisciplinar no desenvolvimento da fala e na utilização da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) por parte dos familiares e responsáveis pelos autistas, facilitando o processo de compreensão”, enfatiza Tábatta Martins.
Os dois primeiros dias do projeto Salto Azul acontecerão no auditório da Justiça Federal, no bairro da Serraria. Além de explorar técnicas de CAA, o evento também debaterá abordagens educacionais e sociais com palestras de especialistas, além de espaços interativos para capacitação de profissionais da saúde, educadores, pais e demais membros da comunidade.
NA PRAIA DE PAJUÇARA – O evento encerra-se no dia 30 de março, na orla de Pajuçara, com uma programação especial gratuita e aberta ao público. Durante o dia, os participantes poderão desfrutar de diversas atividades esportivas, culturais e sensoriais, como ciclismo, treino funcional, beach tennis, remada, surf, paramotor, pintura artística, sala sensorial e apresentações de uma banda infantil, proporcionando um ambiente inclusivo e dinâmico para todas as idades.
As inscrições para os dois primeiros dias têm um investimento de R$ 200,00 por pessoa, com a possibilidade de um desconto de 15% ao utilizar o cupom promocional SALTOAZULMACEIO15. Os interessados podem garantir sua participação acessando o link: www.outgo.com.br. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o perfil @institutosaltoazul, no Instagram.