Na região agreste de Alagoas, 10 municípios têm seus serviços de tratamento e abastecimento de água realizados através da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Agreste Saneamento, empresa do Grupo Iguá, e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que juntas beneficiam cerca de 400 mil habitantes nos municípios de Arapiraca, Craíbas, Olho D’Água Grande, Campo Grande, São Brás, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia e Igaci.
Ao longo desse período, a parceria ampliou a capacidade de abastecimento do agreste alagoano, levando água de qualidade às áreas rurais e urbanas da região. Em sua atuação, foram realizadas a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca e a modernização das estruturas das demais unidades operacionais da região, com a implantação de equipamentos tecnológicos.
A estação de tratamento Morro do Gaia, localizada no município de São Brás, vem passando por mais modernizações. Neste ano, a unidade ampliou o galpão utilizado para a geração de hipoclorito de Sódio (cloro) através de um processo denominado eletrólise. “Antes, era utilizado no procedimento o sal grosso em sacos de 25 kg e, com a modernização da estrutura, passamos a utilizar big bags de uma tonelada através de equipamentos automatizados, o que gera celeridade, ergonomia e eficiência no processo para produção do insumo utilizado no tratamento da água”, esclarece Marcello Almeida, Diretor Operacional da Agreste Saneamento.
Além de São Brás, a Agreste Saneamento gerencia a estação de tratamento situada no município de Arapiraca e estações elevatórias para bombeamento até os pontos de entrega para CASAL. Todas as unidades são equipadas com tecnologia avançada que ajuda a aprimorar a eficiência de captação e tratamento de água. Um dos grandes ganhos da parceria é o Centro de Controle Operacional (CCO), que permite o monitoramento em tempo real das atividades desde a captação no manancial ao tratamento da água.
“O CCO da Agreste Saneamento faz parte do plano de eficiência operacional para o aproveitamento máximo da água e a segurança hídrica, com equipamentos de alta tecnologia que fornecem informações precisas, permitindo respostas rápidas quando são detectadas eventuais adversidades”, ressalta Marcello.
Segundo o presidente da Casal, Luiz Neto, garantir o abastecimento de água de qualidade para a população do Agreste é um compromisso fundamental da Companhia. “A parceria público-privada entre a Casal e a Agreste Saneamento representa um marco de transformação na vida dos alagoanos. Nosso maior compromisso sempre foi firmar parcerias estratégicas que assegurem mais qualidade de vida e bem-estar à população local, por meio de um abastecimento eficiente e contínuo”, pontuou.
Sustentabilidade Social
Além da prestação do serviço à população pela PPP, a Agreste Saneamento atua junto à comunidade com diversas ações que repercutem em benefícios sociais, ambientais e econômicos para a população. Entre elas está o projeto Agreste Rural, que doa mantas de polipropileno (bags usados para armazenar o Lodo de ETA gerado pelo tratamento da água) para agricultores familiares. Além disso, o Lodo residual nas Estações de Tratamento de Água é destinado às olarias da região para a produção de tijolos ecológicos, o que ajuda a fomentar a economia local.
A empresa promove diversas ações sociais, como o Agreste Solidário, que beneficia pessoas e associações comunitárias em situação de vulnerabilidade com doações de cestas básicas e agasalhos. O Agreste Itinerante é outra iniciativa que atua na educação ambiental de crianças de escolas dos municípios atendidos.
“Todas essas iniciativas comprovam o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida da população como um todo, visando sempre promover a transformação social nos 10 municípios em que atuamos”, destaca Marcello Almeida.