A Agreste Saneamento, uma empresa do grupo Iguá, recebeu na última quarta-feira, 18, a visita dos técnicos da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). A ação, realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Arapiraca, teve como objetivo discutir melhorias para a população e reafirmar o compromisso da operação com os municípios do Agreste alagoano. Estiveram presentes coordenadores e técnicos da Vigilâncias Sanitárias e Ambientais da VII Região de Saúde.
Durante a ação de benchmarking, a Agreste Saneamento apresentou os processos da estação de tratamento de água, incluindo captação e adução e projetos sustentáveis que são desenvolvidos pela operação nas comunidades, como a doação do Lodo de ETA para fabricação de tijolos ecológicos e a utilização das mantas geotêxteis na agricultura orgânica. Os convidados puderam conhecer as etapas operacionais, a qualidade dos serviços e as tecnologias que são empregadas na operação para garantir eficiência e segurança no tratamento da água de toda a região agrestina.
“Esse encontro é um marco importante para reafirmar todo o trabalho de excelência que a Agreste Saneamento vem desempenhando em Alagoas. Ficamos felizes em sermos escolhidos pelo órgão como uma empresa de referência no processo de tratamento de água no estado”, relata Ângela Lins, diretora-geral da Agreste Saneamento.
Ao longo do encontro, a Vigilância em Saúde Ambiental realizou uma apresentação sobre seu papel na fiscalização e monitoramento da qualidade da água em Alagoas, além da necessidade de atuação do órgão para a manutenção da saúde local. “Foi uma troca de experiências enriquecedora, que reforça a importância das atividades eficientes entre as instituições, em prol da população”, ressalta Ângela Lins.