O Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas será reforçado com a criação de 32 novas unidades de atendimento em 28 municípios, após o Ministério da Saúde liberar R$ 96 milhões para obras. A iniciativa faz parte de um investimento nacional de R$ 2,5 bilhões, que prevê a construção de 899 unidades em todo o país.

Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, Alagoas receberá cinco novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), duas Policlínicas e 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ampliação visa fortalecer a Atenção Primária, reduzindo a sobrecarga nos serviços de especialidades médicas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a medida integra o programa Agora Tem Especialistas e contribui para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. “A expansão da oferta de serviços de saúde, combinada com investimentos em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde, vai garantir atendimento mais rápido e eficiente à população”, afirmou.

Mais Médicos Especialistas em Alagoas

A iniciativa também contempla a chegada de 322 médicos especialistas em 156 municípios do país. Em Alagoas, sete profissionais foram distribuídos entre Arapiraca (4), Maceió (2) e Delmiro Gouveia (1).

O Nordeste, região historicamente com maior déficit de especialistas, receberá 188 médicos, equivalentes a 58% do total. Entre os demais, 70 irão para o Sudeste, 40 para o Norte, 17 para o Centro-Oeste e 7 para o Sul. Cerca de 72% dos especialistas atuarão em áreas de alta ou muito alta vulnerabilidade, incluindo 22% nos municípios da Amazônia Legal.

Para a distribuição dos médicos, foram priorizadas regiões com carência de profissionais e onde a população precisa se deslocar mais para atendimento, além da capacidade instalada para oferecer assistência.

Compartilhe: