A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL) estão unindo esforços para ajudar as prefeituras a aumentar a arrecadação própria, especialmente diante das mudanças impostas pela reforma tributária. Na manhã da última segunda-feira (1º), os presidentes das duas instituições, Marcelo Beltrão (AMA) e Fernando Toledo (TCE-AL), reuniram-se para traçar ações conjuntas que fortaleçam a gestão financeira dos municípios.
Marcelo Beltrão ressaltou a importância do apoio do Tribunal neste momento de adaptação. “O TCE tem se colocado como parceiro fundamental para que os municípios possam ampliar suas receitas, principalmente nesse período de transição pela reforma tributária. Nossa reunião foi para avançar numa agenda que é essencial para o equilíbrio fiscal das prefeituras”, explicou o presidente da AMA.
Já o conselheiro Fernando Toledo destacou que o Tribunal acompanha de perto a diferença entre o que os municípios preveem arrecadar e o que de fato conseguem realizar, apontando a necessidade de ajustes. “Estamos trabalhando com a AMA para reverter esse cenário. O TCE busca caminhos para que as prefeituras aumentem sua arrecadação própria, ganhando mais autonomia para investir em serviços públicos”, afirmou Toledo.