A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) caminha para o encerramento de uma etapa significativa de sua atuação na formação de professores por meio do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril). O ano de 2025 marca o término da primeira etapa do programa no Campus do Sertão e novas perspectivas com a aprovação do edital do Programa de Residência Pedagógica e Inovação para a Formação de Professores (Prilei).
“Começamos com a meta de formar 160 professores, o nosso edital já ofertou 180 vagas, e nós estamos formando 149 professores com previsão de formatura agora em janeiro de 2026. Vai ser o maior contingente de pessoas formadas aqui no campus desde a sua fundação”, destacou o coordenador de articulação, Agnaldo Santos.
Implantado na Ufal a partir do Edital nº 66/2021 – MEC, o objetivo foi estimular a oferta de cursos de licenciatura e formação continuada com inovação pedagógica, alinhados às diretrizes nacionais da educação básica. “O encerramento desse ciclo representa não só o fechamento de etapas, mas a consolidação de uma experiência institucional de formação docente mais vinculada à realidade das escolas e redes de ensino da região do Sertão de Alagoas”, completou.
Saiba mais: https://x.gd/qcO4g