Quem imaginaria que um sonho tão distante pudesse se tornar realidade? O professor Danilo Bastos Bispo Ferreira, do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, acaba de alcançar um marco que enche de orgulho toda a comunidade acadêmica. Ele foi eleito, neste ano de 2025, como Membro Pleno da Sigma Xi, uma das mais prestigiadas sociedades de pesquisa científica do mundo.

A Sigma Xi, fundada em 1886, é a união de mentes brilhantes que movem o avanço do conhecimento. Com mais de cem mil cientistas espalhados por mais de 500 universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo, ela promove a valorização da pesquisa multidisciplinar. Para fazer parte desta rede, a indicação deve vir apenas de membros atuais, em um processo de validação pelos pares.

“Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados a se associar como membros associados. A filiação plena é conferida àqueles que demonstraram realizações notáveis em pesquisa”, diz o estatuto. Danilo agora é Membro Pleno, honraria concedida a pesquisadores que já apresentaram contribuições consolidadas à ciência.

Para ele, essa conquista não é só uma honra pessoal, é uma vitrine internacional que mostra a força do talento e da dedicação de quem investe na ciência de Alagoas e do Brasil. “Esse reconhecimento projeta a Ufal em redes internacionais de pesquisa, reforçando a qualidade da produção científica desenvolvida em nossa instituição. Entendo que a conquista se alinha à missão da Ufal de valorizar e divulgar sua produção acadêmica”, afirmou, orgulhoso de estar inserido no mesmo grupo do qual Albert Einstein já fez parte.

Ao longo da distinta história da Sociedade, mais de 200 membros ganharam o Prêmio Nobel e muitos outros foram eleitos para a Academia Nacional de Ciências e a Academia Nacional de Engenharia.

Com destaque na pesquisa científica na área de psiquiatria da infância e adolescência, Danilo é médico, com especializações em psiquiatria e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental, além de ser mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, atuar como professor na Ufal em Arapiraca, é avaliador da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) e acompanha estudantes de Medicina e residentes de Psiquiatria no Hupaa, contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais.

Para ele, a conquista é um reflexo do compromisso de fortalecer a pesquisa no Brasil e valorizar o potencial local. A certificação de Membro Pleno de uma Sociedade científica tão importante já foi um passo para sonhar alto: “Já delirei sobre ganhar o Nobel da Paz!”, brincou

Compartilhe: