Arapiraca, conhecida como um polo cultural e artístico, no Agreste alagoano, ganhou novo destaque no cenário artístico regional. As alunas do Ballet Joyce Vidal, escola pioneira na difusão do ballet clássico no município, conquistaram
resultados expressivos no 14º Festival de Arte e Criatividade de Campina Grande (FAC), realizado em Campina Grande (PB), um dos mais tradicionais encontros da dança no Nordeste.
Desde a sua fundação, o Ballet Joyce Vidal que completa 15 anos no município, vem desempenhando um papel essencial no fomento da cultura artística voltada para a dança clássica em Arapiraca e em toda a região agrestina. Mais do que desenvolver o potencial de crianças, adolescentes e jovens para a arte do ballet, a escola tem se consolidado como um verdadeiro cenário de desenvolvimento de talentos, com ex-alunos hoje integrando companhias nacionais e até internacionais, como o prestigiado Ballet Bolshoi, com uma ex-aluna da escola que foi selecionada e hoje é formada pelo Ballet Russo.
Neste ano, o Ballet levou para Campina Grande 16 apresentações, distribuídas em 3 clássicos livres de conjunto, 9 solos de repertório e 4 solos em clássico livre, O resultado foi arrebatador: 13 premiações no total. As alunas foram avaliadas por um júri formado por profissionais da dança do nordeste e por nomes que são referência nacionais e internacionais como o Maestro Tadheo de Carvalho.
Entre os feitos inéditos, destacam-se as três apresentações de conjunto da categoria clássico juvenil: o 2º lugar com a coreografia “Feira de Arapiraca” e, em um empate técnico histórico, os dois 1º lugares da competição com as coreografias “Arco-íris” e “Grand Classic”.
Nos destaques individuais, a bailarina Alice Pólido brilhou com conquistas memoráveis: 1º lugar na Mostra Competitiva Premium – Clássico de Repertório Juvenil, com a variação Baiarte; 1º lugar na Mostra Competitiva Geral, com o clássico livre Florecer. O desempenho lhe garantiu também um convite especial para apresentar um solo no Open Dance Brasil 2026, que acontece em São Paulo, um dos palcos mais importantes da dança no Brasil.
As alunas Beatriz Tavares e Letícia Henrique também tiveram reconhecimento: por suas atuações. Receberam indicações para participar de festivais regionais de dança na Bahia, ampliando a projeção do talento
arapiraquense.

O impacto da arte apresentada pelo Ballet Joyce Vidal também proporcionou a sua fundadora e diretora da escola, a bailarina e coreografa Joyce Vidal a indicação ao prêmio de Melhor Coreógrafa do FAC 14. “Para Joyce, cada conquista simboliza não apenas o esforço individual das bailarinas, mas a consolidação de um projeto que nasceu em Arapiraca e hoje ganha o Brasil:
“Ver nossas bailarinas brilhando em um festival de tamanha importância é motivo de orgulho para toda a nossa cidade e para o Estado de Alagoas. O ballet que começou em Arapiraca hoje mostra ao Brasil que temos talento, disciplina e sensibilidade artística para conquistar os maiores palcos.”
O Festival de Arte e Criatividade de Campina Grande (FAC14), reconhecido como um espaço de intercâmbio cultural, reuniu dezenas de escolas e companhias de todo nordeste. A participação do Ballet Joyce Vidal reforça a posição de Arapiraca como referência cultural e artística no Nordeste. Com 13 premiações e feitos inéditos, Arapiraca e Alagoas seguem, assim, dançando com brilho no palco da cultura nacional.