A UNINASSAU Maceió realizou, no último domingo (1º), a primeira edição do ano do projeto Bike Sem Barreiras, promovendo inclusão, lazer e cuidados com a saúde na orla da Ponta Verde. A iniciativa disponibilizou passeios acessíveis com o uso de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência, como handbike e bicicleta dupla, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Maceió (Semesp) e da Coagro.

Durante a ação, a Instituição de Ensino Superior (IES) ofereceu serviços gratuitos de saúde por meio dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina e Medicina Veterinária. Entre os atendimentos disponibilizados estiveram ventosaterapia, liberação miofascial, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações para cuidados com pets e vermifugação. Também foram distribuídos frutas, água e picolés ao público participante.

Segundo Cristianni Gusmão, coordenadora do curso de Nutrição da IES, um dos objetivos centrais da ação foi orientar os foliões sobre a importância da hidratação diante do forte calor da capital alagoana. “Os alunos também participaram, exercitando a comunicação em saúde ao repassar informações para a adoção de hábitos mais equilibrados. A prática incluiu avaliações antropométricas, como peso, altura, IMC e circunferências corporais. A iniciativa busca aproximar a vivência acadêmica de ações comunitárias”, destacou.

Para o secretário da Semesp, Eduardo Canuto, a atividade evidenciou o papel do poder público na promoção da inclusão por meio do esporte. “A UNINASSAU carrega um forte compromisso com o esporte e a inclusão social. Essa união mostra à população como o poder público, por meio da Prefeitura, e a iniciativa privada podem caminhar juntos e fortalecer, cada vez mais, ações sociais como o Bike Sem Barreiras”, afirmou.

O gerente da unidade Jatiúca da Coagro, Flávio Maia, ressaltou a relevância da vermifugação de animais, especialmente no período do verão. “Entre os cuidados nesse período estão manter o animal hidratado, com a vermifugação em dia e protegido do sol. Em casos de exposição solar, recomenda-se o uso de protetor específico para pets. Durante o carnaval, é necessário redobrar a atenção ao estresse causado por barulho intenso e grande circulação de pessoas”, orientou.

O estudante Cauê Sintra, de 22 anos, que aproveitava os blocos carnavalescos na orla, decidiu participar dos atendimentos oferecidos. “Aproveitei todas as atividades disponíveis. Realizei avaliação nutricional, com resultados positivos dos treinos, aferição de glicemia, liberação miofascial e verificação da pressão arterial. A experiência foi incrível. O alívio após a liberação foi imediato, com as dorsais visivelmente mais relaxadas”, relatou.

Para Wingrid Olivares, estudante do 5º período de Fisioterapia da UNINASSAU Maceió, a experiência prática é essencial para a formação profissional. “Nem sempre há tempo suficiente para essa vivência durante as aulas. A ação promoveu bem-estar aos participantes e reforçou a importância da prática esportiva com acompanhamento fisioterapêutico, considerando o risco de lesões e o surgimento de pontos gatilhos. Nessas situações, o especialista atua de forma essencial por meio de técnicas de liberação”, concluiu.

Compartilhe: