A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1.871/2024, que prevê a instalação de recursos voltados para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual em locais turísticos em todo o país.

De acordo com o texto, espaços de interesse turístico deverão contar com QR Codes que, ao serem escaneados por celulares ou outros dispositivos, reproduzem informações em áudio sobre o local. A proposta busca garantir mais autonomia e inclusão para os visitantes com deficiência.

O parecer aprovado foi apresentado pelo deputado Daniel Barbosa (AL), que destacou a importância de usar a tecnologia como aliada da inclusão. “A tecnologia deve servir para garantir direitos. Essa proposta é um passo importante para tornar o turismo mais acessível, com respeito, dignidade e cidadania para todos”, afirmou o parlamentar.

A proposta ainda seguirá para análise de outras comissões da Casa antes de ir a plenário. Caso aprovada, poderá representar um avanço significativo na promoção do turismo inclusivo no Brasil.

Compartilhe: