Em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital da Cidade (HC) segue trazendo atendimento humanizado para os pacientes. Desta vez, pela Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL), através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na noite da última terça-feira (28), o HC recebeu a paciente Elaine Santos Bezerra, de 38 anos, que é surda, e que passou por um parto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro do Benedito Bentes, parte alta da cidade e foi fornecida para o HC.
A paciente teve uma ajuda especial para se comunicar com a equipe através da intérprete de libras da SMS, Gilmara Farias, facilitando assim o atendimento para mãe e filho. “A Central de Inclusão e Acessibilidade da SMS foi acionada para dar suporte no atendimento da Elaine. Estamos aqui para acompanhar mãe e filho e ser uma ponte para comunicação entre paciente e equipe, promovendo mais uma vez a acessibilidade e a humanização no atendimento”, explica Gilmara, responsável pelo CIAL.
“O serviço de saúde entende que os pacientes que têm audição parcial ou totalmente comprometida podem dificultar a comunicação com a equipe médica, pensando nisso, acionamos a Central de Inclusão e Acessibilidade. Quando rompemos essa barreira e proporcionamos um atendimento humanizamos ao nosso paciente”, afirma Rita de Cássia, diretora do Hospital da Cidade.
Wellington Bezerra, pai do bebê, também é surdo, e com a ajuda do intérprete conseguiu conversar com a equipe médica do Hospital da Cidade e saber mais sobre seu pequeno e sua companheira de vida há nove anos.
“A Secretaria Municipal de Saúde conta com profissionais habilitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que garante aos usuários do Hospital da Cidade e demais unidades na capital alagoana um atendimento mais específico com humanização e atenção”, ressalta Célia Fernandes, diretora do Maceió Saúde.
Sobre o CIAL
A Central de Inclusão e Acessibilidade (CIAL) é um setor da Secretaria Municipal de Saúde, que oferece acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva e/ou surdos em toda a rede municipal de saúde. O programa realiza atendimentos e acompanhamentos nos programas Saúde da Gente, nas unidades, UPAs. Também atenda na modalidade videochamada, através do telefone (82) 98174-0775.