Coleta externa do Hemoal facilita doação de sangue e salva vidas em Alagoas

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva milhares de vidas todos os dias. Em Alagoas, o Hemoal (Hemocentro de Alagoas) desempenha um papel fundamental nesse processo, garantindo que os estoques de sangue estejam abastecidos para atender a população do estado. Um dos métodos eficazes para captar doadores é a coleta externa, que facilita o acesso à doação, ampliando o número de doadores e, consequentemente, a quantidade de sangue disponível.

Durante o mês, o Hemoal realiza seis coletas externas, distribuídas entre Maceió e o interior do estado. Três dessas coletas ocorrem nas cidades de União dos Palmares, Porto Calvo e Coruripe.

“O setor de captação visita empresas, escolas e outras instituições, e oferece esse tipo de serviço para que possamos passar o dia realizando a coleta. Mas as empresas também podem nos procurar para agendar a coleta externa”, explica Selma de Cerqueira, coordenadora do setor de captação e serviço social do Hemoal.

Para realizar a coleta externa, o Hemoal leva toda a estrutura necessária, já que o ônibus utilizado para essa finalidade não está mais disponível. O local deve ser compatível com os requisitos do serviço, como ter três salas refrigeradas em um ambiente térreo, com banheiro próximo e tomada de 220V. Isso garante que a ação ocorra com segurança, tanto para os doadores quanto para a equipe composta por assistente social, recepcionista, enfermeira, motorista e técnicos.

Corrente do bem

Qualquer empresa pode solicitar a coleta externa de sangue, desde que possua a estrutura adequada. Embora não haja um número mínimo de funcionários para que o serviço seja oferecido, Selma destaca que o ideal é conseguir entre 30 a 35 doadores, com um máximo de 60 atendimentos realizados durante o dia.

A coleta externa dura das 8h às 16h e tem se mostrado uma alternativa muito eficaz para suprir a demanda do Hemoal que se encontra com estoque insuficiente.

“É mais fácil para os doadores, pois elimina o deslocamento até o hemocentro, e muitas vezes, a nossa presença em uma instituição desperta o interesse de novos doadores. Muitos acabam pedindo informações, tiram dúvidas e, no fim, se tornam doadores”, comenta Selma.

Para as empresas que não possuem a estrutura necessária para a coleta externa, o Hemoal oferece uma solução ainda mais prática: o serviço da ‘hemovan’. Esse transporte busca doadores no local combinado, levando-os até o hemocentro mais próximo e retornando com eles ao local de origem após a doação. A ‘hemovan’ é ideal para grupos de 5 a 14 pessoas e deve ser agendada previamente pela instituição interessada.

Além de Maceió, o Hemoal também realiza ações em cidades do interior, em parceria com secretarias de saúde, escolas e igrejas. Nos hemocentros, a capacidade de atendimento diário é de 150 pessoas, distribuídas entre as unidades da Via Expressa, Trapiche, Hospital Veredas, em Maceió, e em Arapiraca.

O serviço oferecido pelo Hemoal é totalmente gratuito, com todo o material necessário disponibilizado pelo órgão, além dos lanches para os doadores.

Conscientização nas escolas

Outra importante iniciativa do Hemoal é o projeto “Doador do Futuro”, que leva informação sobre a importância da doação de sangue para dentro das escolas. Através de palestras e gincanas, o projeto busca conscientizar crianças e jovens sobre esse ato de solidariedade, incentivando-os a se tornarem doadores no futuro. “Se um jovem de 16 anos quer doar, ele pode ir acompanhado de um responsável. Já para os mais novos, as ações nas escolas trazem o conhecimento e até mesmo como uma forma de incentivar os pais, porque eles acabam levando essa informação e o entusiasmo das atividades para dentro de casa”, destaca Selma.

Parceria com a OAM

A Organização Arnon de Mello (OAM), em parceria com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai sortear 500 kit do 3º Circuito de Corrida de Rua para os doadores de sangue voluntários. O evento acontece no dia 28 de setembro, às 17h.

Dos quatro mil kits que serão confeccionados neste ano, 500 serão destinados aos doadores de sangue que comparecerem a qualquer posto do Hemoal, na capital ou no interior, entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro.

Após fazer a doação, os doadores vão preencher uma ficha e estarão aptos a participarem do sorteio.

Compartilhe: