A cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano, com desconto de 10%, vence nesta sexta-feira (28). Em 2025, um guia do IPTU será disponibilizado de forma exclusiva em formato digital pelo site online.maceio.al.gov.br . O contribuinte maceioense deverá gerar o documento pela internet, informando o número de inscrição imobiliária, sem pagamento à vista, com a redução. ou parcelado, sem dedução.
O número de inscrição imobiliária identifica o cadastro de um imóvel dentro do banco de dados do município de Maceió. É possível localizá-lo nos boletos e carnês de IPTU ou em uma Certidão Tributária do Imóvel.
Caso o contribuinte não saiba o número de inscrição do imóvel, precise de algum tipo de ajuda ou precise tirar alguma dúvida, pode procurar a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo à Praça dos Palmares, das 8h às 16h. No local, o próprio interessado também pode imprimir um guia no setor de autoatendimento.
Se preferir, um guia pode ser solicitado pelo e-mail atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br , que também é um canal de comunicação para obter mais informações sobre o IPTU.
Em 2025, a Sefaz não vai encaminhar as carteiras de pagamento aos domicílios. A secretaria ainda reforça que não envie links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com guia ou código de pagamento.
O IPTU é um tributo anual destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento com desconto evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que uma dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.