Edital Pibic Jr: Professores da rede pública podem submeter projetos até dezembro

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)  abriu o edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), uma ação conjunta entre Fapeal, Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

As instituições fomentam projetos que se unam o científico aos aspectos social, cultural e empreendedor, a fim de que professores do Ensino Médio, professores universitários e profissionais da cultura submetam projetos que beneficiarão os alunos da rede pública estadual, com pelo menos 70% dos recursos, e dos Institutos Federais de Alagoas (Ifal).

Integrando o pacote de editais do programa “Mais Ciência Mais Futuro”, o Pibic Jr investirá R$ 6 milhões. A chamada visa despertar a vocação científica, tecnológica, empreendedora e artística na juventude alagoana com o intuito de incluir a educação pública como eixo fundamental do ecossistema de inovação no estado, contribuindo para o seu desenvolvimento socioeconômico.

Os projetos devem se encaixar em quatro áreas temáticas: Trilha 1: Iniciação à Ciência e à Tecnologia; Trilha 2: Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo; Trilha 3: Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa; e Trilha 4: Equipes para as Olimpíadas do Conhecimento.

Aspectos da submissão

As propostas devem ser submetidas através do preenchimento de formulário eletrônico disponível na plataforma eFAP, entre os dias 30 de setembro a 10 de dezembro de 2024. O estudante deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio da escola sede do projeto, dispor de oito horas semanais para o desenvolvimento de atividades do projeto, ter frequência escolar igual ou superior a 70%, apresentar desempenho escolar compatível com as expectativas de alto comprometimento com o projeto, dentre outros pontos descritos no edital, além de ser residentes em Alagoas e estar matriculado nos 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já o professor, mestre ou profissional da cultura deve possuir cadastro na plataforma eFAP, estar com o cadastro atualizado na plataforma Lattes do CNPq, executar, no mínimo, oito horas semanais de atividades regulares e coletivas de modo presencial, assim como outros quesitos levantados no edital.

As bolsas serão pagas durante o período de vigência do projeto, que será de 12 meses no total.

Para saber mais sobre os critérios de submissão, elegibilidade e pontuação do Pibic Jr, é possível acessar a chamada na íntegra no site da Fapeal. O resultado final sairá em 14 de Fevereiro de 2025, e o início dos projetos em março do próximo ano.

Compartilhe: