Empresa alagoana transforma resto de madeira em matéria-prima para a produção de energia limpa

Na vanguarda da geração de energia limpa e sustentável a Alagoas Ambiental se destaca mais uma vez no segmento, sendo a pioneira na geração de energia a partir de biomassa, no estado.

A partir de outubro a empresa vai começar a receber gratuitamente madeira de descarte, além de paletes e troncos de árvores. A capacidade produtiva impressiona! Segundo o assessor da diretoria, Tarcísio Neto, a indústria consegue beneficiar até 40 toneladas por dia.

“O processamento desse material é relativamente simples. Primeiro é feita uma separação manual. Um grupo de colaboradores retira resíduos distintos que por vezes vêm misturados, como plástico. Após isso, os profissionais colocam a madeira numa esteira, que leva o material para um grande triturador. E no fim do processo a madeira processada vira pedaços bem pequenos e já é considerada biomassa”, explica.

Toda a estrutura funciona dentro da planta industrial do Centro de Tratamento de Resíduos na cidade de Pilar, na região metropolitana. O espaço foi construído especificamente pra essa atividade, que gerou emprego e renda, com a contração de quase 10 funcionários.

A biomassa fica estocada em um ambiente seguro e limpo até ser enviada à indústrias de Alagoas e de Sergipe, onde é transformado em energia limpa, graças ao alto potencial calorífico. O porta-voz da Alagoas Ambiental destacou que além do serviço ser ofertado gratuitamente, ainda contribui de forma direta para a preservação de recursos naturais e para despoluir o meio ambiente.

“A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia não gera impactos para a natureza. Pelo contrário! Além de retirarmos esse material que muitas vezes descartado irregularmente nas ruas e em terrenos baldios, em algumas situações o processamento ainda resulta em captura de carbono. Esse é um ciclo inovador e sustentável. Afinal, o que era lixo agora fomenta a economia local e gera energia limpa, a um custo extremamente menor”, destaca Tarcísio.

Serviço

Quem desejar agendar a entrega de madeira inservível, propor parcerias ou tirar dúvidas pode entrar em contato com a Alagoas Ambiental pelos números (82) 98187-5824 e 99119-4057.

Compartilhe: