Instalada em Craíbas, a Mineradora Vale Verde tem causado apreensão entre os moradores do Agreste de Alagoas. As detonações realizadas nas atividades de extração estão sendo associadas a tremores de terra sentidos a quilômetros de distância, inclusive em Arapiraca, onde o avanço da construção civil começa a sofrer impactos. Os abalos vêm provocando rachaduras em imóveis e colocando em risco a segurança de edificações na região.

Um estudo inédito, que será apresentado no dia 22 de outubro na Câmara de Vereadores de Craíbas, confirma o aumento expressivo da atividade sísmica nos últimos anos. Entre 2020 e 2025, foram registrados 89 tremores apenas em Arapiraca, número muito superior ao período de 2015 a 2019, quando não houve registros.

Em Craíbas, sede da mineradora, a situação também chama atenção. Entre 2015 e 2019 foi identificado apenas um tremor. Já entre 2020 e 2025, o número subiu para 82, o que reforça a preocupação de especialistas e moradores com os impactos ambientais e estruturais provocados pelas explosões da Vale Verde.

Fonte : Extra Alagoas

Compartilhe: