Em nota divulgada nas redes sociais, membros da principal tendência interna do PT, a Construindo Um Novo Brasil (CNB), anunciaram a saída do grupo majoritário da legenda.
O grupo é o mesmo que dirige o PT estadual há vários anos, e tem entre seus integrantes o atual presidente estadual, Ricardo Barbosa, e também o deputado federal Paulão.
Dentre os militantes que deixaram a corrente, está o jornalista Marcelo Nascimento, filiado há cerca de 30 anos ao PT – e que era, até pouco tempo, um dos principais expoentes da CNB, além de outros veteranos militantes da sigla, da capital e do interior.
Nascimento e este mesmo grupo anunciaram, na última quarta (11), que estão lançando uma nova corrente interna do partido em Alagoas, o Movimento PT. No sábado (14), o novo grupo fará um evento de lançamento, com a presença do coordenador geral da tendência.
Fontes internas, consultadas pelo Blog Politicando, informaram que o êxodo de militantes da CNB reflete as movimentações do grupo de Ricardo Barbosa e Paulão para manter o controle da legenda em nível estadual, mesmo após os recentes fatos de mau uso dos recursos do fundo eleitoral praticados pelo atual presidente.
Barbosa e a CNB anunciaram, no começo deste mês, a sindicalista Dafne Orion como a candidata da tendência à presidência estadual do partido. Dafne é oriunda do Sindicato dos Urbanitários, o mesmo pelo qual Paulão militou por décadas e onde ainda exerce influência política.