Que tal dar aquela frutinha para o seu pet comer entre uma refeição e outra? Frutas podem ser uma opção saudável e enriquecedora para alimentar seu bichinho de estimação que merece comer algo diferente no lanchinho. Lembrando que tudo deve ser feito com limites, sem substituir a refeição principal (ração) e sob orientação do médico veterinário ou zootecnista. Conversei com a Larissa Alves (CRMV-AL 304ZP), zootecnista especializada em alimentação natural para pets, e ela detalhou os benefícios de algumas frutas para os bichinhos de estimação.

Segundo ela, entre as frutas mais seguras e nutritivas, destacam-se:
Banana – Fonte de potássio, fibras e vitaminas do complexo B. Auxilia na saúde muscular, intestinal e deve ser oferecida madura, em pequenas quantidades, em rodelas ou amassada. Além da banana, a zootecnista destaca outras:

Maçã – Rica em fibras, antioxidantes e vitamina C. Contribui para a imunidade e saúde digestiva. É fundamental retirar sementes e oferecer apenas a polpa em pedaços pequenos.

Melancia – Possui alto teor de água, ajudando na hidratação. Contém vitaminas A, B6 e C. Deve ser oferecida sem sementes e sem casca, podendo ser servida gelada em dias quentes.

Morango – Contém antioxidantes e vitamina C. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate radicais livres. Pode ser dado inteiro (para cães) ou em pedaços (para gatos).

Manga – Excelente fonte de vitamina A e betacarotenos, favorecendo a saúde da pele e da visão. Deve ser servida sem caroço e em cubos pequenos.
Abacaxi – Rico em bromelina, vitamina C e manganês. Contribui para a digestão e apresenta propriedades anti-inflamatórias.
Deve ser oferecido sem casca e em porções pequenas e o seu consumo deve ser evitado por pets que possuam gastrite ou outros problemas gastrointestinais.

“As frutas podem ser oferecidas in natura, como picolés ou até mesmo compor receitinhas de petiscos naturais. A inclusão dessas frutas deve representar em torno de 5% a 10% da dieta total do animal. O excesso pode causar distúrbios gastrointestinais e desequilíbrios nutricionais.
Apesar dos benefícios, a introdução de frutas na dieta deve ser realizada com cautela e sempre com a orientação de um profissional da nutrição pet, garantindo segurança e bem-estar ao animal”, explicou a profissional.

Conforme a zootecnista explicou as frutas trazem grande benefícios aos pets, desde que sejam dadas com cuidado e sob orientação de zootecnista ou médico veterinário. Importante reforçar que o tutor deve dar o alimento sem casca, sementes e cortado em pequenos pedaços para que o pet não engasgue.

Dica: no período mais quente da nossa estação você pode oferecer a frutinha mais geladinha como se fosse um picolé.

Fonte : Blog Meu Bichinho

Compartilhe: