Unidos pela fé e pelo amor à pega de boi no mato, homens, mulheres e crianças se reúnem há mais de 61 anos para a tradicional Festa do Vaqueiro em Girau do Ponciano. Um costume passado de geração em geração — que neste ano acontece nos dias 13 e 14 de setembro — leva equipes de vaqueiros e vaqueiras ao povoado Serrote do Japão para participar de competições, celebrar a vida no campo e reafirmar a força do povo nordestino. O evento é organizado pela comunidade, com apoio total do prefeito Bebeto Barros e do deputado Gilvan Barros Filho, grandes incentivadores da cultura popular regional.
A multidão apaixonada por cavalo e gado poderá apreciar grandes atrações musicais e concorrer a prêmios, em uma homenagem à população que preserva essa tradição por mais de seis décadas. Os festejos também projetaram o povoado, que além de mobilizar moradores, conquistou reconhecimento turístico entre o Sertão e o Agreste alagoano.
A celebração é ainda o palco do maior Festival do Gibão de Alagoas, o que, para o prefeito Bebeto Barros, representa o fortalecimento da identidade cultural da cidade. O município garante segurança, lazer e uma programação voltada para toda a família, reforçando o compromisso com a valorização de eventos populares.
O festejo é também um momento de memória e reconhecimento ao vaqueiro Epitácio Rodrigues, conhecido como Yoyô do Japão, grande incentivador da vaquejada em Alagoas e referência para a comunidade. O “Poeta do Gibão” deixou um legado que segue vivo através de filhos, netos e admiradores desde sua partida em 2006.
“A Festa do Vaqueiro é uma tradição cultural, especialmente para nossa cidade. É o momento de reunir amigos, família e celebrar com alegria o povo do campo, o trabalhador, nossos vaqueiros. A pega de boi no mato é um dos esportes mais característicos do Nordeste, e Girau seguirá mantendo viva a essência sertaneja por meio da festa, da tradição e da fé”, afirmou o prefeito Bebeto Barros.
A programação contará com missa e bênçãos para vaqueiros e cavalos, cavalgada, aboios — cantoria típica nordestina — e apresentações musicais com a banda Baby Som, a dupla Júnior e Jorge, Benjamim Batista, Kleber Vaqueiro, Luan David, Banda Nova Edição, Expresso Forronejo, Heraldo e Emanuel, além de Alon, Ari e Kívia Zôa.
A festa deve reunir diversos moradores e turistas, oferecendo ainda premiações que somam mais de R$ 160 mil durante os torneios de pega de boi.