O Marco dos Corais é um dos pontos turísticos mais importantes e visitados da capital alagoana. Diante da sua importância para o setor, o Governo de Alagoas tem priorizado e acompanhado toda a manutenção estrutural do espaço de convivência do estado, que ocorre com periodicidade pré-determinada. O objetivo é manter as condições de uso para receber um número cada vez maior de visitantes.
A manutenção do Marco dos Corais é feita constantemente e, caso haja necessidade, são feitos reparos, como a pintura interna do deck de madeira, bancos, entre outros equipamentos, além da parte elétrica. Os serviços são realizados sempre antes do início de toda alta temporada.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, é fundamental fortalecer a ideia de preservação do espaço e mantê-lo sempre no mais alto padrão de qualidade, para a recepção não só dos visitantes do Destino Alagoas, mas, também, da própria população local.
“O Marco dos Corais é uma referência, um ponto que as pessoas gostam de visitar, e precisamos ter todo cuidado com a sua estrutura, com a preservação do espaço. Além de ser uma das nossas principais atrações turísticas na capital, trata-se de um local incrível para a realização de apresentações artísticas”, destacou Bárbara.
“Recentemente, o Governo de Alagoas regulamentou o uso do espaço, pensando, justamente, neste ponto: deixar claro que regras precisam ser respeitadas pela sua conservação”, completou a secretária.
Regulamentação
Em outubro, o governador Paulo Dantas assinou o decreto de Nº 99.806 de 25 de outubro de 2024, que regulamenta a utilização do espaço. Para a realização de qualquer tipo de evento, seja público ou privado, apresentações artísticas e montagem de qualquer tipo de estrutura no Marco dos Corais é preciso encaminhar solicitação para o endereço de e-mail [email protected] ou por meio da plataforma SEI.
Além disso, os eventos particulares não podem limitar ou impedir o uso do espaço por outros usuários. Assim como também estão proibidas a utilização da rede de energia elétrica para estruturas que vão além da iluminação permanente do espaço, determinado como um equipamento turístico do estado de Alagoas.
Prêmio Obra do Ano 2024
Neste ano, o Marco dos Corais conquistou o segundo lugar no Prêmio Obra do Ano 2024, realizado pela ArchDaily. Um dos principais projetos arquitetônicos de Alagoas, concorreu com obras nacionais e internacionais e se classificou para a segunda etapa da premiação entre 15 finalistas.
O prêmio elegeu, por voto popular, os três melhores projetos de arquitetura de obras em países lusófonos. Com mais de 50 mil votos, o Marco dos Corais ficou atrás apenas do Hospital Veterinário Escola da Unileão, do Ceará. Em terceiro lugar ficou a intervenção urbana em uma antiga fábrica de biscoitos em Lisboa, Portugal.