O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), deu início à seleção de candidatos(as) ao preenchimento de vagas para a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. As inscrições vão até o dia 03 de fevereiro de 2026 e são destinadas exclusivamente ao grupo de Pessoas Trans, Refugiados e Assentados (PTRA) que tenham realizado o Enare 2025/2026. O HUPAA-Ufal é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Podem se inscrever candidatos(as) com Bacharelado em Enfermagem, Farmácia ou Fisioterapia. O Programa de Residência tem duração de dois anos com carga horária de 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva. As atividades serão desenvolvidas principalmente no HUPAA-Ufal e em unidades de saúde do Município. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 4.106,09.

Para Glaucevane Guedes, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), a residência é a melhor forma de adquirir experiência prática durante o processo de formação. “Realizar esse trabalho de forma multiprofissional é admitir que somos seres que requerem integralidade nos cuidados de saúde. A Ufal e o HUPAA são exemplos de acesso para a pós-graduação em sua política de ações afirmativas. Além de sermos referência na assistência e no trabalho humanizado para a população”, completou.

As inscrições devem ser realizadas no site da Copeve. O início das aulas está previsto para 02 de março de 2026. Para mais informações, acesse aqui o edital.

Sobre a Ebserh

O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhe: