O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL/Ebserh) realiza, pela primeira vez, a sua Semana da Ouvidoria, trazendo nomes importantes da área para a instituição. Autoridades em ouvidoria da capital e da rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), com sede em Brasília, estão confirmadas. A I Semana da Ouvidora do HUPAA ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto no auditório geral da unidade de saúde. Os interessados podem realizar a inscrição no primeiro dia do evento, no local de realização.

A iniciativa busca reunir gestores públicos de instituições de saúde e órgãos governamentais, além de profissionais e equipes técnicas que atuam em ouvidorias do SUS. Usuários do Hospital Universitário, representantes da sociedade civil e conselhos de saúde também são convidados a conhecer, compreender e utilizar de forma efetiva os serviços de ouvidoria.

A programação da I Semana da Ouvidoria do HUPAA-Ufal incluirá atividades direcionadas a diferentes públicos ao longo dos três dias de evento. Segundo Elizabeth Bandeira, ouvidora do HUPAA-Ufal, o primeiro dia terá duas palestras dedicadas aos gestores do hospital e ouvidores do SUS, o segundo dia será dedicado às oficinas voltadas exclusivamente para ouvidores das redes municipal e estadual de Alagoas, com foco na troca de boas práticas. Para finalizar o evento, será realizado o projeto “Ouvidoria em Canto”, iniciativa do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS/Ebserh), conduzida pelo ouvidor Fábio Nunes, voltada à comunidade hospitalar.

Com um histórico de atuação voltado à aproximação entre gestão pública e cidadão, a ouvidora-geral da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Josiene Moreira da Silva Barbosa participa como palestrante da I Semana da Ouvidoria do HUPAA-Ufal. Nela, abordará o desenvolvimento de competências de gestão e o papel da ouvidoria como ferramenta estratégica.

De acordo com a ouvidora municipal, a capital alagoana foi pioneira no país ao receber um selo de acreditação, reconhecimento que reflete diretamente na melhoria do atendimento ao cidadão. A gestora mantém um vínculo com o Hospital Universitário, instituição conveniada à Secretaria Municipal de Saúde. “Temos uma parceria muito boa com a Elisabete, que é a ouvidora do Hospital Universitário. É uma pessoa competente, com vontade de fazer as coisas darem certo e garantir que a qualidade dos serviços seja cada vez melhor”, afirmou.

Ainda segundo ela, eventos como o do HUPAA-Ufal representam oportunidades de ampliar conhecimentos, fortalecer a integração entre ouvidorias e aprimorar o elo entre a população e os gestores de saúde. Além de tratar de aspectos técnicos, ela pretende abordar questões socioemocionais que impactam o trabalho dos ouvidores.

Ouvidoria da Ebserh fortalece rede de hospitais universitários

O ouvidor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Diego Rezende, destacou a relevância da ouvidoria como canal de comunicação direta com o cidadão e espaço de participação social capaz de promover mudanças significativas na gestão pública.

Segundo ele, as ouvidorias atuam no recebimento, na análise e no encaminhamento de manifestações dos usuários, como reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios, transformando cada registro em oportunidade de melhoria. “A ouvidoria, enquanto interlocutora no processo de comunicação organizacional, funciona como termômetro, permitindo às organizações avaliarem suas atitudes e adotarem medidas de aperfeiçoamento na gestão de processos e de pessoas”, afirmou.

Rezende ressaltou que a Ouvidoria-Geral coordena as 40 unidades da rede de hospitais universitários vinculados à Ebserh, alinhando esforços para alcançar a excelência. Também destacou o papel das ouvidorias na gestão do serviço de informação ao cidadão, previsto na Lei de Acesso à Informação, e a atuação como encarregados pelo tratamento de dados pessoais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No contexto da I Semana da Ouvidoria do HUPAA-Ufal, Rezende ministrará a palestra “Como Modificar a Realidade Organizacional por Meio da Ouvidoria”. Sua participação no evento pretende fomentar a cultura de inovação, promover a melhoria contínua e expandir boas práticas já adotadas pela Rede Ebserh para as ouvidorias da Rede de Saúde do Estado de Alagoas.

Para o ouvidor-geral, a iniciativa representa uma estratégia formativa e integradora capaz de fortalecer a articulação entre ouvidorias públicas, ampliar o entendimento sobre seu papel e contribuir para a efetividade da gestão pública na saúde.

Compartilhe: