Com o tema “Maceió: das águas nascem os caminhos para o futuro”, a capital alagoana se prepara para realizar, de 9 a 11 de junho, a Conferência Municipal da Cidade, no Senai Poço. As inscrições abertas e podem ser feitas de forma remota, pelo site: https://conferenciadascidades.maceio.al.gov.br/ . A participação é dividida em duas modalidades: observadores e delegados.

Os delegados são representantes de segmentos sociais com direito a voto e possibilidade de eleição para a etapa estadual da conferência. Para participar nesta categoria, é necessário inscrever-se exclusivamente por meio do formulário on-line, dentro do prazo estipulado, e atender aos critérios definidos no Regimento Interno da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

Os candidatos a delegados deverão preencher o formulário digital e a declaração de vínculo com a entidade representativa. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 2 de junho, com prazo para recursos até o dia 4 de junho, e o resultado final será publicado em 6 de junho no site da inscrição do evento.

A modalidade de espectador é externa para quem deseja acompanhar os debates de forma individual, sem representar nenhuma entidade. Nesse caso, a inscrição pode ser feita antecipadamente pelo site ou diretamente no local, durante o credenciamento.

Durante três dias, moradores, especialistas, lideranças públicas comunitárias e representantes de instituições e privadas estarão reunidos para discutir propostas que apontem caminhos para uma cidade mais justa, inclusiva, sustentável e participativa.

Os debates da conferência giraram em torno de diversos temas como Mobilidade Urbana Sustentável, Meio Ambiente e Mudança Climática, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Governança Compartilhada e Segurança Pública e Assistência Social.

A conferência representa um espaço democrático de escuta e construção coletiva. A partir do diálogo entre diferentes setores da sociedade, serão elaboradas propostas que poderão integrar as etapas estaduais e nacionais da Conferência Nacional das Cidades, com potencial para se transformar em políticas públicas externas à melhoria da qualidade de vida da população.

A Conferência Municipal é uma das etapas da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que prevê a realização de conferências municipais e estaduais em todo o País, como parte de um amplo processo participativo sobre o futuro das cidades brasileiras e representa uma oportunidade para que a população participe das decisões que impactam o futuro de Maceió.

As propostas aprovadas poderão orientar ações concretas para tornar uma capital alagoana mais inclusiva, sustentável, democrática e justa. O evento marca uma etapa fundamental no processo nacional de debates sobre o desenvolvimento urbano no Brasil.

A iniciativa é promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), em conjunto com o Conselho Municipal do Plano Diretor. As duas entidades formam a comissão organizadora.

Compartilhe: