O Instituto de Identificação de Alagoas informou que cerca de 147 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) estão prontas e aguardam retirada nos postos do órgão em todo o estado. Os documentos, confeccionados ao longo de 2025 e início de 2026, permanecem acumulados devido ao não comparecimento dos titulares.
Diariamente, um grande volume de CINs é solicitado e impresso, resultado do trabalho contínuo de promoção à cidadania. Apesar da agilidade no processo de emissão, muitos cidadãos ainda não buscaram seus documentos finalizados.
O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, destaca que o acompanhamento do pedido pode ser feito de forma simples e rápida por qualquer dispositivo conectado à internet. “O cidadão pode monitorar o status do documento pelo QR Code impresso no protocolo entregue no atendimento presencial”, explica.
Outra alternativa é acessar o site oficial da Polícia Científica de Alagoas. Para verificar o andamento da solicitação, basta seguir o passo a passo: acessar a área de Serviços, selecionar a opção Carteira de Identidade e, em seguida, Acompanhamento. A consulta pode ser feita informando o número do CPF ou o código do protocolo de atendimento.
Quando o status do documento constar como “pronto”, o titular deve comparecer à mesma unidade onde realizou a solicitação para efetuar a retirada. A posse da CIN é fundamental para o acesso a serviços públicos, benefícios sociais e o pleno exercício dos direitos civis.
“Estamos vivendo um novo momento na identificação no Brasil com a chegada da CIN, que unifica dados e aumenta a segurança. Em Alagoas, o Governo investiu em tecnologia para agilizar o processo, resultando em muitos documentos prontos. Por isso, pedimos aos alagoanos que já solicitaram o documento que reservem alguns minutos para buscar suas identidades”, reforçou o superintendente.
O Governo de Alagoas, por meio da Polícia Científica e do Instituto de Identificação, reforça que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional segue padrões rigorosos de agilidade, eficiência e segurança, em conformidade com as diretrizes federais.








