Mais de 300 toneladas de lixo são retiradas da rede de drenagem

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), segue com os trabalhos de limpeza e manutenção da rede de drenagem da capital alagoana. Somente no mês de agosto, foram retiradas mais de 353 toneladas de entulhos das galerias, chegando ao total de mais de duas mil toneladas de resíduos removidos em 2024.

Para garantir o escoamento adequado das águas pluviais e evitar alagamentos, os trabalhos efetivados foram de desobstrução de 971 metros de galerias, 105 bocas de lobo, 55 poços de visita e 91 metros de canaletas. Além disso, foram recuperados 79 metros de galerias que apresentavam danos estruturais.

A manutenção da rede de drenagem é um serviço contínuo realizado pela Seminfra, ocorrendo diariamente com equipes distribuídas por toda a cidade. O descarte irregular de lixo compromete o funcionamento das redes de drenagem e pode levar a alagamentos durante o período chuvoso.

Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra, destaca a importância da conscientização da população sobre os perigos do descarte irregular de lixo. “A limpeza da rede de drenagem é fundamental para garantir a qualidade de vida dos maceioenses e evitar transtornos durante o período chuvoso. Também precisamos que a população colabore, descartando o lixo de forma correta”, concluiu.

Compartilhe: