A história de Dona Cida, produtora da agroindústria familiar, ilustra como o acesso ao conhecimento técnico e fiscal pode transformar trajetórias e promover inclusão socioprodutiva no campo. Para apoiar agentes que atuam na linha de frente do desenvolvimento rural, a Embrapa lançou o Manual de Programas de Autocontrole: Beneficiamento a seco de ovos, dentro do projeto OvOLimpo.
Voltado para extensionistas, técnicos, fiscais agropecuários, dirigentes de cooperativas, produtores e futuros profissionais, o manual oferece orientações práticas para garantir qualidade e rastreabilidade na comercialização de ovos.
O conteúdo é baseado na Norma Interna nº 1/2017 do Mapa, nos Princípios Gerais de Higiene Alimentar do Codex Alimentarius, na norma ABNT NBR ISO 22000 e no processo OvOLimpo da Embrapa.
A publicação inclui um croqui agroindustrial de referência, descrição detalhada do processo de beneficiamento a seco e 11 roteiros de Programas de Autocontrole (PAC), com listas de verificação, formulários prontos e ferramentas de gestão como BPF, APPCC e Rastreabilidade.
Coordenado por Eduardo Henrique Miranda Walter (Embrapa), Analuiza Borges Castro (Adapar) e Carlos Alberto Magioli (AMVERJ), o manual contou com a colaboração de 32 profissionais de 17 instituições públicas e privadas.
A iniciativa se alinha às políticas públicas de inclusão produtiva e ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), do Ministério da Agricultura e Pecuária.