Marketing político inova e faz história nas eleições do agreste alagoano em três campanhas municipais

Um capítulo inédito foi aberto na história política do Agreste de Alagoas. A agência de marketing K2 Pesquisa & Estratégia, capitaneada pela CEO Karin Koshima, inaugurou nestas eleições municipais iniciativas que colocaram as campanhas vitoriosas de Girau do Ponciano e de São Sebastião, ambas pelo PP, em um lugar de destaque. Essa é a primeira vez que os grupos vencedores contratam uma agência de marketing. Já a terceira campanha coordenada pela empresa em prol do PSD de Lagoa da Canoa, também chamou a atenção com o primeiro Guia Eleitoral do agreste. A tendência é que a cada novo pleito eleitoral, as campanhas invistam no segmento com uma agência de marketing, pesquisas e estratégias. Confira.

Na coordenação geral do marketing das campanhas majoritárias de Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa, a K2, com a proposta de campanhas integradas entre os dois municípios, idealizou a maior carreata já realizada no agreste em eleições municipais, no dia 8 de setembro. Cerca de três mil veículos, entre carros e motos, foram registrados ao longo dos 8 km da AL-115, de acordo com dados oficiais do órgão municipal de trânsito de Girau do Ponciano.

Ao promover Bebeto Barros para prefeito e Osvaldo Alexandre para vice-prefeito de Girau do Ponciano, eleitos com 15.885 votos, 71,42% dos votos válidos – na sucessão do prefeito David Barros – e Jarbinhas Barros para prefeito de Lagoa da Canoa, a maior carreata da história do agreste transmitiu a mensagem do slogan proposto “O jeito Barros de governar” e demonstrou a força política e credibilidade da família e grupo dos Barros. A grande locomotiva contou com as presenças dos candidatos, do prefeito David Barros, do deputado estadual Gilvan Filho e do ex-prefeito e ex-deputado Gilvan Barros.

Uma campanha potencializou a outra, propondo projetos como Festival e Copa da Integração, além do conceito de que a união faz a força tanto do ponto de vista político, econômico, como na atração de investimentos públicos. Trata-se de um conceito e estratégia de marketing que chega no Nordeste de forma inovadora, existente na política mundial pela organização de blocos e soluções entre diversos países com a criação de bolsões econômicos.

Além disso, um Guia Eleitoral para as redes sociais, criados para atender cidades pequenas, foi produzido e organizado em forma de programas de TV divididos em blocos, denominado “TV 55”. Inclusive, assim que foi lançada, a proposta apareceu em formatos similares “copiados” por outras campanhas próximas. Programas ligados a temas como Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Saúde e Mulher foram exibidos na redes sociais como um Guia Eleitoral personalizado para a campanha do Jarbinhas Barros para prefeito e Dra. Cleide para vice-prefeita, em Lagoa da Canoa.

Já na campanha majoritária pela sucessão municipal de São Sebastião, a K2 inovou mais uma vez ao propor o maior comício on-line do agreste alagoano com o maior número de internautas acompanhando um anúncio ao vivo. Foi registrado um recorde com a marca de 2700 pessoas simultâneas acompanhando a live transmitida pelo Instagram no dia 3 de outubro, que revelou o resultado da pesquisa do Instituto Data Sensus, evidenciando a liderança invicta de Charles Pacheco para prefeito de São Sebastião, com 69%. Charles Pacheco prefeito e Patrícia vice-prefeita tiveram 11.980 votos e foram eleitos neste último domingo, 6, com 56,14% dos votos válidos.

Karin se diz grata pela oportunidade de inovar. Pelos resultados obtidos com o comício on-line, os guias eleitorais para a internet e as campanhas integradas, a comunicação política aponta que este é o caminho para o futuro.

Por Ana Karenina

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