A cozinha de uma escola é muito mais do que um espaço de preparo de alimentos. É um local onde sabores se misturam a histórias, e onde cada refeição servida carrega um cuidado especial. Para Mayara Pereira, de 30 anos, ser merendeira no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José de Oliveira é uma jornada que une paixão, aprendizado e crescimento profissional.

Mayara iniciou sua caminhada na área da alimentação logo após concluir o ensino médio, quando fez um curso técnico em nutrição e atuou profissionalmente na área. Em seguida, trabalhou por três anos como merendeira, atendendo alunos do ensino médio integral. Foi durante essa experiência que decidiu ingressar na graduação em nutrição, buscando aprofundar seus conhecimentos sobre produção de alimentos e alimentação escolar.

Em 2023, surgiu a oportunidade de participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Prefeitura de Maceió, e Mayara foi contratada em 2024 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Desde então, ela vem conciliando sua atuação como merendeira com os estudos e um negócio próprio, que administra no período noturno.

A nutrição como propósito

Para Mayara, trabalhar com alimentação escolar sempre foi um caminho natural. “Eu sempre gostei mais da parte de produção, então queria conhecer mais sobre como funciona a elaboração de cardápios e as preparações dentro da cozinha escolar. Foi isso que me impulsionou a participar do PSS”, conta.

Ela destaca o PSS como uma grande porta de entrada para quem deseja atuar na alimentação escolar: “É uma oportunidade para aprender, crescer profissionalmente e fazer a diferença na vida das crianças. Não é apenas cozinhar, é ensinar e apresentar novos alimentos para elas, participando da rotina escolar e contribuindo para o seu desenvolvimento”.

Sua formação acadêmica e sua prática profissional se complementam, tornando sua experiência ainda mais enriquecedora. Simultaneamente ao PSS, Mayara realizou um estágio curricular na Semed no segundo semestre de 2024, onde teve a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na área de nutrição coletiva. “Eu atuava na escola como merendeira e, após o expediente, me direcionava à Semed para o estágio, onde acompanhei a gestão da alimentação escolar por três meses”, explica.

O impacto na vida das crianças

Para Mayara, ver a alegria das crianças ao receber as refeições é um dos maiores incentivos da profissão. “É muito gratificante estar ali fazendo o que gosta e, depois, observar a reação das crianças, ouvir um ‘muito obrigado, estava muito bom, quero mais’. Elas conhecem novos alimentos na escola, já que muitas dessas preparações não fazem parte da rotina em casa. Há todo um trabalho de adaptação por parte delas e de cuidado da nossa parte, garantindo que a refeição aconteça da melhor forma. Observamos se estão comendo bem, se aceitaram e como reagiram a uma nova preparação, por exemplo”, afirma.

Ela relembra um episódio marcante envolvendo um aluno que relutou em experimentar uma crepioca servida no CMEI: “Ele olhou para o prato e disse que não gostava. Perguntei se já havia provado, e ele disse que não. Insisti para que levasse o prato, provasse e depois me contasse. Algum tempo depois, ele voltou com o prato vazio e disse: ‘Eu gostei, amei! Tem mais?’. A gente fica muito feliz, porque cada prato vazio que chega, é o nosso trabalho que foi concluído com sucesso”.

Expectativas para o futuro

Com sua formação em nutrição se aproximando, Mayara tem grandes planos para o futuro. Neste primeiro semestre de 2025, ela iniciará um novo estágio, de acordo com sua grade curricular, na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) da Semed, setor responsável pela produção e gestão de alimentos da rede municipal.

Durante o estágio, a estudante espera aplicar sua experiência como merendeira para contribuir com outras profissionais da área. “Vou poder levar minha experiência como merendeira para o estágio, o que vai me ajudar muito na parte de produção. Além disso, poderei compartilhar o que aprendi com as outras merendeiras e, ao mesmo tempo, aprender com o conhecimento delas. Será uma grande troca de experiências, e estou com expectativas muito altas”, celebra.

Seu maior objetivo é seguir na área da alimentação escolar, ajudando a garantir uma alimentação nutritiva e de qualidade para os estudantes. “Tenho muito orgulho de fazer parte da vida dos estudantes, tornando o dia deles mais feliz e nutritivo”, conclui Mayara.

Compartilhe: