O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) abriu suas portas para a exposição “Olha a Feira”, uma homenagem afetiva e visual às feiras livres do Nordeste. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até o dia 10 de novembro, na Rua Sá e Albuquerque, no bairro Jaraguá, em Maceió.
A exposição coletiva reúne imagens de 24 fotógrafos do Grupo Perambular Fotográfico, ativo há 13 anos em Alagoas, formado por profissionais e amantes da fotografia. Com a curadoria de Edvaldo Vasconcelos, Jacque Lima, João Facchinetti e Rama Costa, a mostra registra o cotidiano das feiras, como os alimentos, o comércio, os personagens, os sons e os cheiros que fazem desses espaços verdadeiros patrimônios culturais vivos.
“O Misa tem o compromisso de valorizar a cultura popular e a produção artística local. Essa exposição é uma oportunidade de aproximar o público das cores, da diversidade e da alegria que as feiras livres carregam em cada esquina do Nordeste”, afirmou o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz,
Para a supervisora do Museu, Jinny Mikaelly, a exposição reforça a importância do Misa como espaço de preservação e difusão cultural. “Receber novas exposições permite que o público conheça diferentes olhares e experiências, além de valorizar a cultura popular das nossas comunidades”, disse.
Os participantes da exposição incluem os fotógrafos: Alberto Lima, Alexandre Carvalho, Ana Karenina, André Freitas, Andréa Guido, Andrea Karina, Antônio Wanderley, Arthur Celso, Cristiane Medeiros, Deth Nascimento, Edvaldo Vasconcelos, Elizete Sartori, Everaldo Sombra, Fabíola Almeida, Flávia Gazzaneo, Hebert Teodoro, Helder P. Moraes, Jacque Lima, João Facchinetti, Márcio Valença, Nadja Barbosa, Pollyanna Sales, Rama Costa e Valter Sousa.
Sobre o Grupo Perambular Fotográfico
O Grupo Perambular Fotográfico promove há mais de uma década encontros, oficinas e expedições que fortalecem a fotografia como linguagem cultural e ferramenta de preservação da memória nordestina. “Essa exposição reforça o papel da fotografia na valorização das nossas tradições e na construção de uma identidade cultural compartilhada”, destacou Jacque Lima, um dos curadores e fotógrafos participantes.
Sobre o Museu da Imagem e do Som de Alagoas
O Misa é um equipamento cultural do Governo de Alagoas, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Criado em 3 de setembro de 1981, idealizado pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior, o museu integra o organograma de espaços de memória do estado, ao lado do Museu Palácio Floriano Peixoto, Memorial à República e Memorial Teotônio Vilela. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 16h. A entrada é gratuita.
SERVIÇO
Exposição Olha a Feira – Grupo Perambular Fotográfico
Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá – Maceió
Período: 10 de outubro a 10 de novembro de 2025
Entrada gratuita









