Mutirões de Tarifa Social de Água garantem descontos para famílias de baixa rend

Apesar de conceder descontos a famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Água ainda conta com uma baixa adesão em Alagoas. Para atender a esta demanda e melhorar a universalização do acesso à água tratada e esgotamento sanitário, as concessionárias realizam ações itinerantes de cadastramento de usuários na Tarifa Social em Belo Monte e em Matriz do Camaragibe.

Na cidade sertaneja, o atendimento será realizado pelas equipes da Águas do Sertão nesta quinta-feira (24), das 9h às 12h, na Praça da Matriz, em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho. Já na cidade de Matriz do Camaragibe, o atendimento da Verde Alagoas será das 9h às 15h, na sede da empresa, localizada na Rua Prefeito Aroldo Loureiro, no Centro da cidade.

Para ter acesso à tarifa reduzida em 50%, as famílias em vulnerabilidade social devem apresentar a seguinte lista de documentos:

  • – CPF do titular da conta;
  • – Comprovante de renda familiar;
  • – Código da unidade consumidora (disponível nas faturas anteriores);
  • – Número de Identificação Social (NIS);
  • – Código familiar no CadÚnico ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC), se aplicável;
  • – Comprovante da área construída do imóvel (carnê de IPTU, escritura, contrato de aluguel ou documento equivalente).

De acordo com o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, a Tarifa Social é uma importante ferramenta para a universalização do acesso a água e coleta de esgoto.

“Boa parte das cidades ainda registram índices extremamente baixos de clientes com este benefício. Estamos buscando popularizar cada vez mais a Tarifa Social para os alagoanos que mais precisam, já que dentro dos contratos de concessão das operadoras há essa prerrogativa”, destacou o secretário.

O secretário destaca ainda que os mutirões são uma forma de chamar atenção para popularizar o desconto, mas todos os usuários que têm direito ao benefício podem solicitar adesão na Tarifa Social a qualquer momento. Para isso, basta se dirigir para a Central de Atendimento da concessionária da cidade (seja ela a BRK, Águas do Sertão ou Verde Alagoas) com a documentação necessária.

Os clientes da BRK podem tirar dúvidas pelo WhatsApp no número (11) 99988-0001 ou ainda pelo call center 0800 077 0001. Já os clientes da Águas do Sertão, podem tirar dúvidas pelo número 0800 000 2122, que funciona também no WhatsApp. Os cidadãos que são atendidos pela Verde Alagoas podem ligar gratuitamente para 0800 941 0195 ou entrar em contato via WhatsApp por este mesmo número.

Em caso de reclamações ou denúncias sobre o serviço prestado, os usuários podem entrar em contato com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), que fiscaliza o trabalho de todas as concessionárias do estado. A Ouvidoria da Arsal atende pelo WhatsApp no número 82 98882-9707 ou pelo call center gratuito 0800 284 0429.

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