Tendo em vista o aumento de casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo e possíveis casos em Pernambuco, muitos consumidores em Alagoas também ficaram apreensivos com registros de vítimas.

Porém, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou ao Jornal de Alagoas que, até o final da manhã da última quarta-feira (1º), não foi registrado nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol no estado.

O órgão também destacou que vem realizando monitoramento ativo por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

“Eventuais casos serão prontamente notificados e comunicados às autoridades competentes”, diz a Sesau em comunicado.

Orientações

Segundo a Sesau, a recomendação é que as vigilâncias sanitárias municipais intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, prestando atenção à procedência dos produtos ofertados.

À população, a orientação é de que sejam consumidas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa.

“Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto. A Sesau reforça que, diante da ocorrência de sinais e sintomas sugestivos de intoxicação, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.”

Compartilhe: