A obra que vai permitir que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) volte a passar pelos bairros do Mutange e Bebedouro, em Maceió, já iniciado. Os trabalhos estão na fase inicial de terraplanagem do solo, para que posteriormente sejam colocados os trilos. O retorno de utilização do local está previsto para 2027, após os próximos passos da obra até a instalação dos trilhos e das tecnologias de monitoramento.
O impedimento para a passagem do VLT no bairro ocorreu em 2020 após a descoberta da causa do naufrágio do solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana. Em 2024, técnicos da Defesa Civil de Maceió, incluindo o coordenador-geral Abelardo Nobre, serviram no Japão com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e visitaram o Railroad Technical Research Institute para conhecer as melhores práticas internacionais no gerenciamento de emergência sísmico ferroviário.
Na oportunidade, conheceremos como funciona o sistema e os métodos de comunicação que são fundamentais para proteger vidas e mitigar os impactos de desastres. E, para que a circulação do VLT seja possível e ocorra de forma segura, o Órgão Municipal repassou uma série de recomendações de segurança que devem ser rigorosamente cumpridas.
Saiba quais foram as principais recomendações:
1. É necessária a decisão das obras de estabilização e contenção da encosta do Mutange, que mitigará o risco de movimento de massa na região. Trabalho que já está sendo realizado;
2. Os trilhos situados no trecho da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro devem ser equipados com tecnologias de mitigação de riscos operacionais e monitoramento em tempo real, permitindo a detecção de alterações em sua geometria e deformações na região dos dormentes, a fim de garantir uma operação segura para os usuários do Veículo Leve sobre Trilho (VLT);
3. Considerando os dados de monitoramento e os estudos realizados, que indicam a manifestação positiva entre a redução da velocidade de deslocamento e as atividades de preenchimento das cavidades com areia (backfilling), torna-se evidente a necessidade de continuidade no preenchimento das cavidades 20/21, 27, 15 e demais possíveis para dar segurança à passagem do trem. As estradas 27 e 15 já foram completamente concluídas e, as estradas 20/21 estão em andamento;
4. O trecho da linha férrea localizado na Av. Major Cícero de Góes Monteiro, entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista, independentemente da operação, deverá permanecer sob monitoramento contínuo realizado pela Defesa Civil de Maceió e demais órgãos competentes.
Utilização
A utilização da região para o retorno da passagem do trem segue critérios de segurança e monitoramento. O trem só poderá voltar a circular na região seguindo todas as recomendações feitas pela Defesa Civil de Maceió.
“O uso do local será momentâneo, somente por um curto espaço de tempo, que é o tempo de passagem do trem pela região. Não serão construídas paradas de trem em todo o trecho dentro dos bairros afetados. A política do desastre não nos permite viabilizar o retorno de construções que ocupam a região de forma permanente”, explica o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.
Conforme as recomendações, o trem poderá voltar a utilizar o trecho que fica dentro da região afetada, que passa pelos bairros de Mutange e Bebedouro. O sistema de monitoramento que será implementado utilizará tecnologia de ponta, para que a região seja monitorada ininterruptamente para este fim e, todos os critérios de segurança deverão ser completamente realizados.









