A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada durante o ano de 2025. A consulta foi coordenada pela Ouvidoria-Geral da Ebserh, com a participação das Ouvidorias dos Hospitais. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), registrou o índice expressivo de 9%,48% de satisfação geral dos pacientes atendidos.

             Segundo a Pesquisa, 99,87% dos participantes indicam o HUPAA e a média da instituição foi de 8,36. Também foram contabilizadas médias específicas para os atendimentos em internação (7,79) e nos ambulatórios (7,87), além das categorias relacionadas à estrutura (6,98) e aos serviços de refeições (7,5), rouparia e limpeza (7,44), e segurança (6,45). Confira os resultados da PSU do HUPAA neste link.

            A Gerente de Atenção à Saúde do HUPAA, Elisângela Sousa, afirmou que o resultado é o reflexo de um trabalho sólido que vem sendo construído por uma gestão comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Além disso, temos uma equipe assistencial dedicada e qualificada, que respeita o usuário ao realizar um atendimento integral e humanizado dentro da rede de atenção especializada”, declarou.

           A ouvidora Elizabeth Bandeira destacou que, diferente de outros hospitais, o HUPAA realiza um cronograma anual estruturado, aplicando a pesquisa mensalmente em diferentes unidades, com base em 25% da média confirmada no ano anterior. “Esse formato permite mapear a percepção dos usuários por serviço, fortalecendo a gestão e aprimorando o atendimento. Com esse trabalho, a Ouvidoria reafirma o compromisso do HUPAA com a transparência, qualidade e respeito ao cidadão”, garantiu.

          Nadja Maria de Albuquerque, 57 anos, é paciente oncológica do HUPAA há quase um ano. Ela retirou um tumor e parte da mama esquerda, realizou a reconstrução mamária e agora faz tratamento de quimioterapia. “Sem a assistência do HUPAA, não teria sobrevivido, pois não teria condições financeiras de fazer tratamento privado”, afirmou. “Dou nota 1000 aos serviços que utilizei, desde a recepção, as médicas, as enfermeiras que me atendem na sala da quimioterapia e a Ouvidoria, onde fui muito bem atendida com uma escuta ativa sempre em prol do paciente. Tudo com muita responsabilidade e humanização”, completou.

Dados da PSU sobre a Rede

            A Ebserh também divulgou os dados nacionais que reúnem as respostas dos usuários SUS sobre os 45 Hospitais da Rede. Com 31.648 consultados, a Pesquisa registrou 92,5% de satisfação geral dos pacientes, média das instituições de 8,98 e o índice de que 97,6% dos participantes indicam os Hospitais. Outras médias foram: de atendimentos em internação (9,20) e nos ambulatórios (8,94), estrutura (8,58), serviço de refeições (9,01), rouparia e limpeza (8,97), e segurança (8,94).

          O ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, destacou que a PSU fornece diagnósticos importantes para os Hospitais e suas respectivas áreas de gestão. Segundo ele, os resultados permitem “identificar pontos de melhoria nos serviços ofertados, possibilitando a promoção de ações coletivas e mudanças concretas na realidade institucional, além de viabilizar um espaço de escuta direta ao usuário para otimizar o protagonismo dos sujeitos numa dimensão de participação e de controle social”, declarou. 

Compartilhe: