O Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é destaque no mundo científico com a diplomação do professor Edeildo Ferreira da Silva Júnior para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), regional Nordeste e Espírito Santo 2025-2029. O docente está entre os novos membros afiliados para a área de Química.

Concorrendo com candidaturas de todo o país, o pesquisador foi o vencedor com o estudo que objetiva desenvolver futuros fármacos dedicados à ação antiviral contra Zika vírus (ZIKV) em gestantes para possível uso ainda durante a gestação. A linha de pesquisa que culminou com a seleção do professor Edeildo para a ABC foi criada e consolidada na Ufal e vem sendo desenvolvida no Laboratório de Química Biológica e Molecular do IQB, unidade acadêmica do Campus A. C. Simões, em Maceió. O trabalho foi apresentado no simpósio da Academia Brasileira de Ciências, em setembro, no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, e reuniu pesquisadores de todo o país.

O estudo conta com parcerias nacionais e internacionais, em que o docente enfatiza que a linha de pesquisa em desenvolvimento de antivirais é relevante e vem destacando o grupo do IQB da Ufal como um dos poucos do cenário científico que realiza trabalho com esse objetivo. Segundo Edeildo, os estudos em andamento resultaram no desenvolvimento pioneiro de acrilamidas como inibidores competitivos da replicação do ZIKV. “Estes avanços científicos foram devidamente documentados e divulgados por meio de publicação em uma revista especializada na área de Química e, adicionalmente, resultaram no depósito de uma patente. Atualmente, o grupo de pesquisa continua direcionando sua atenção para o desenvolvimento de agentes antivirais destinados a combater especificamente o ZIKV, só que agora focado na população gestante”, reforça.

Saiba mais: https://x.gd/Dyi27

Compartilhe: