Durante o 2º Workshop Internacional sobre Poluição Plástica nos Oceanos, promovido pelo Centro Universitário Cesmac, o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais (Peld CCAL), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi agraciado com um Selo de Atitude Sustentável, uma medalha de honra que reconhece o Projeto Mar à Vista como uma iniciativa comprometida em reduzir a poluição plástica nos oceanos.
No evento, participantes de diferentes países e comunidades tiveram a oportunidade de contar suas histórias em formato de vídeos de até três minutos, mostrando ações para reduzir a poluição plástica, a exemplo de campanhas educativas, mutirões de limpeza e tecnologias inovadoras. Dessa forma, projetos considerados inovadores e alinhados aos critérios da seleção, receberam o Selo de Atitude Sustentável, como foi o caso do Projeto Mar à Vista.
A coordenadora-geral do Peld Costa dos Corais e do Projeto Mar à Vista, Ana Malhado, destacou que a medalha de honra reforça a relevância da iniciativa para além do ambiente acadêmico. “Isso mostra que o impacto do Peld CCAL não se restringe ao meio acadêmico, mas alcança a sociedade, gerando resultados concretos ao trazer à tona temas complexos, como mudanças climáticas, biodiversidade e conservação, em linguagens acessíveis para crianças e comunidades tradicionais. Aproximamos o conhecimento científico da realidade local e, ao mesmo tempo, valorizamos a identidade cultural das comunidades costeiras, estimulando sentimentos de pertencimento e responsabilidade em relação ao ambiente marinho”, destacou a professora.
O Projeto Mar à Vista também levou ao 2º Workshop Internacional sobre Poluição Plástica nos Oceanos, um estande interativo onde os visitantes puderam conhecer de perto a história e os personagens que compõem o desenho animado. Além de apresentar seu material exclusivo, com cartilhas educativas e livros de histórias de conservação.
Saiba mais: https://x.gd/yDDuF